Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/08/2010 - Portal Terra Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Botão de "não curtir" é isca para golpe no Facebook


Usuários do site de relacionamentos Facebook estão sendo alvo de um golpe que lhes oferece a chance de instalar um botão de "não curtir", mas que na verdade faz com que seu perfil possa ser vulnerável a hackers.

O site já oferece um aplicativo de "curtir", com o desenho de um polegar para cima, que permite que as pessoas deem sua opinião sobre comentários e mensagens de outros usuários. No novo golpe, o usuário recebe um convite para instalar o botão de "não curtir" que aparece por meio de uma mensagem em inglês que diz "baixe o botão oficial de 'não curti' agora".

Quando os usuários clicam no link, um aplicativo falso, que não funciona como um botão de "não curtir", é instalado, permitindo o acesso ao perfil da vítima. O aplicativo atualiza a página da pessoa com um link e a seguinte mensagem, em inglês: "Acabo de baixar o botão de não curtir, então agora posso 'descurtir' todas as suas mensagens idiotas".

O perfil do usuário passa também a ser usado para disparar mensagens de spam.

Pesquisa

Falando à BBC, Graham Cluley, da empresa de segurança Sophos, disse que "muitas pessoas estão dando permissão a aplicativos completamente desconhecidos".

No golpe, os criminosos também tentam convencer a vítima a participar de uma pesquisa online. Os golpistas recebem dinheiro por aplicar o questionário.

Cluley, porém, diz que a pesquisa parece vir de companhias idôneas. "Pelo que sabemos, elas parecem ser legítimas", disse. "Pode ser que as empresas não estejam fiscalizando seus colaboradores de maneira apropriada."

Fiscalização

Um porta-voz do Facebook disse que o site tem um "processo rápido" para garantir que links e aplicativos falsos sejam eliminados rapidamente.

"Sempre orientamos as pessoas a não clicar em links que parecem suspeitos - mesmo se enviados por um amigo". "Eles podem nos avisar sobre quaisquer mensagens. Nós podemos assegurar que aplicativos e links sejam retirados de todo o Facebook."

Cluley disse, no entanto, que embora o Facebook possa responder rapidamente, o site deveria policiar o desenvolvimento de aplicativos mais rigorosamente.

"Qualquer um pode escrever um aplicativo no Facebook - esses golpes estão sempre aparecendo", disse o especialista.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 208 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal