Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

15/08/2010 - D24am Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Banco Central identifica 478 cédulas falsas neste ano no Amazonas

O número é pouco mais que a metade do total registrado em 2009 e totalizou cerca de 22 mil em falsificações.

Manaus - De janeiro a julho deste ano, o Sistema de Administração do Meio Circulante do Banco Central do Brasil (BC) identificou 478 cédulas falsas no Amazonas, sendo a maioria de R$ 100 e R$ 50. O número é pouco mais que a metade do total registrado em 2009 e totalizou cerca de 22 mil em falsificações.

Nos últimos três anos, a Superintendência da Polícia Federal no Amazonas (PF/AM) abriu mais de 30 inquéritos para investigar o crime de falsificação da moeda brasileira, previsto no Artigo 289, do Código Penal Brasileiro (CPB), que prevê pena de 3 a 12 anos de prisão. A maior parte já foi concluída e relatada à Justiça, segundo dados do cartório da instituição.

O superintendente da PF/AM, delegado Sérgio Fontes, informou que o crime de falsificação de moeda só é investigado pelo órgão quando a cópia é considerada quase ‘perfeita’, capaz de enganar uma pessoa instruída. Os demais casos são investigados pela Polícia Civil.

Ele ressaltou que, para cada denúncia de nota falsa, a PF precisa abrir um inquérito policial para tentar descobrir a origem da nota. “ O primeiro objetivo é identificar quem passou a nota de má-fé e depois saber de onde a cédula veio e quem são as quadrilhas que estão trazendo essas notas”, informou.

Investigações já realizadas pelo órgão, segundo Sérgio Fontes, apontam que as notas falsas consideradas mais ‘perfeitas’ encontradas no Amazonas foram produzidas na Colômbia e Peru. Há casos ainda de notas vindas do sul do País.

Sérgio Fontes alertou que quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa-fé, também estará cometendo um crime de falsificação de moeda. “Se tentar reproduzir está cometendo o crime, a pessoa tem que trazer a cédula para a polícia”, informou.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 211 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal