Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/08/2010 - iOnline Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Como saber se o PC está infectado

Por: Ana Rita Guerra

É cada vez mais difícil detectar uma infecção num computador. Saiba como diagnosticá-la e o que fazer.

Quando o vírus Conficker começou a infectar milhões de computadores em todo o mundo, há cerca de ano e meio, um novo fenómeno saltou para a ribalta na internet: a venda de falsos antivírus. O Conficker protagonizou a maior infecção em massa desde 2003 e foi o isco de que os piratas precisavam para dar impulso ao novo "negócio".

Segundo a empresa especialista em segurança Symantec, a venda de antivírus falsos é uma das maiores ameaças do momento. O utilizador paga por um produto que não só não protege, como "abre" as portas do PC à sua utilização remota. Esta prática, conhecida por "rogue", também acontece nos antivírus gratuitos. Apesar de haver óptimos produtos grátis para proteger o seu computador, o melhor é investigar duas vezes antes de escolher.

Um destes exemplos é o AntivirusLive. O design do programa está tão polido e semelhante aos produtos Live da Microsoft que qualquer pessoa pode ser enganada. Pior que tudo, é difícil de remover. Outros exemplos de "rogue" são o Advanced Virus Remover e o Internet Security 2010.

O que fazer

Já não é tão fácil como antes perceber se o PC está infectado. A Kaspersky Labs avisa que "mais do que nunca, os autores de vírus, worms, trojans e spyware tentam tudo para esconder o código e ocultar o que os seus programas estão a fazer num computador infectado". Como resultado, um utilizador pode andar meses sem perceber que algo está errado. Basta que atribua os problemas enumerados na lista (ver ao lado) a erros das aplicações ou à idade do computador.

Para quem reconhecer vários destes sintomas no PC - elaborados com base em alertas da Panda Security e da Kaspersky - o ideal é agir rapidamente. Como? A primeira coisa a fazer é desligar a internet, para cortar o acesso remoto ao computador. De seguida, se o sistema operativo não arrancar, opte pelo "Safe Mode" - disponível através da tecla F8. Uma vez dentro do PC, verifique se o antivírus está actualizado - use outro computador para descarregar actualizações necessárias. Faça o scan total e siga as instruções do programa antivírus - isto pode demorar bastante tempo. Por fim, não é má ideia dar uma limpeza no PC, eliminando ficheiros desnecessários e software não licenciado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 615 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal