Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/08/2010 - odiario.com Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Compra virtual, prejuízo real

Por: Fábio Castaldelli


Você liga seu computador e recebe no e-mail a ótima oferta de um produto que há tempos esta desejando. Disposto a realizar a tão sonhada compra, são exigidos apenas alguns dados como o CPF e o número do cartão de crédito. O negócio é concretizado.

Dias depois você descobre que, juntamente com centenas de outras pessoas, foi enganado. Este é o tempo necessário para que o criminoso receba o dinheiro e desapareça.

Segundo explica o advogado e perito especialista em crimes digitais, José Antonio Milagre, essa fraude eletrônica conhecida como "pishing scam" (pescaria de senhas) nada mais é do que um estelionato, no qual o criminoso digital, se valendo da falsa identidade visual de bancos, agências do governo, órgãos de telefonia e empresas de proteção de crédito, envia e-mails ao máximo de usuários que consegue.

O golpe ocorre quando estes internautas, desatentos ou ignorantes quanto aos riscos das armadilhas, clicam no falso e-mail, tornando suas máquinas vulneráveis aos bandidos e permitindo a cópia de dados e informações, inclusive as bancárias.

Para se ter uma ideia, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) informou que, em um comparativo como o mesmo período do ano passado, o primeiro trimestre de 2010 já registrou um aumento de 61% nos ataques de phishing em todo o País.

De acordo com o Departamento de Informática da Universidade Estadual de Maringá (DIN/UEM), o principal alvo dos criminosos são pessoas que não têm muito conhecimento sobre a navegação na internet e que se levam geralmente mais pelo impulso do que pela razão.

Para a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Maringá, Rita de Cássia Lopes da Silva, o perfil destas vítimas atende, ainda, a outras características.

"São pessoas inocentes e que geralmente navegam em sites que não têm credibilidade. Estes endereços eletrônicos em muitos casos estão cheios de vírus e de programas que são elaborados especificamente para capturar informações dos usuários", diz.

Entretanto, já existem estratégias para garantir a segurança virtual. Para tal, Milagre menciona que as empresas e usuários já podem contar com "anti-spams", que vedam a entrada de e-mails nocivos, "firewalls" e "intrusion detection systems", que analisam o tráfego da rede.

Contudo, para a vice-presidente da OAB/Maringá, o melhor a fazer é tomar no mundo virtual, as mesmas medidas que se tomaria na vida real.

"Se você chegar em uma loja nos dias de hoje e pagar por um produto que não está disponível no momento com o combinado de ir retirá-lo dias depois, você correrá os mesmos riscos que correria na internet. Por isso, aconselho que cada um faça na internet, apenas aquilo que faria no dia a dia", aconselha a advogada.

Atenção!

O "pishing scam" (pescaria de senhas) também é muito utilizado por golpistas quando eventos de grande comoção nacional acontecem. Em épocas como estas a atenção do usuário deve ser redobrada. Não se esqueça!

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 175 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal