Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/08/2010 - odiario.com Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Como rastrear um golpista?


Para o advogado e perito especialista em crimes digitais, José Antonio Milagre, empresas, pessoas e órgãos do governo estão buscando cada vez mais capacitação em perícia e investigação forense digital, uma ciência que é destinada a utilizar a informática para identificar a materialidade e a autoria dos crimes praticados pela internet.

Graças a isso, ele afirma que a sensação de anonimato presente no universo virtual já pode ser considerada um mito.

"Hoje identificamos os autores de blogs, sites e crimes digitais em 98% dos casos. O uso de lan houses já pode ser desmascarado com a rede de cooperação que contamos. Além disso, as lan houses que não registram seus usuários podem ser responsabilizadas judicialmente. Portanto, garanto que existem técnicas e ferramentas para rastrear qualquer criminoso digital, não importa que conexão utilize", explica Milagre.

Além disso, outro aspecto interessante para o usuário, vítima da ação de golpistas, é que o dinheiro roubado pode ser recuperado. Isso porque o Judiciário vem reconhecendo que é responsabilidade dos bancos, portais e instituições os danos causados aos seus correntistas e clientes.

No entanto, Milagre aponta que isso só pode ser viável se for comprovado pericialmente que o internauta não teve nenhuma culpa pelo acontecimento.

Não caia no golpe

Para driblar os golpes pela internet, o internauta deve analisar sempre se a loja virtual também existe no "mundo real". Verificar se existe outros meios de contato com a empresa fornecedora do produto que não e-mail. Optar sempre por seguro nas compras. Não fornecer dados adicionais além do comum para compras. Comprar sempre de sites com credibilidade.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 231 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal