Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

05/08/2010 - O Jornal / Agência Brasil Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Comitê gestor do novo sistema de identificação civil será instalado nesta quinta-feira


O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, instala nesta quinta-feira (5), às 11h (horário de Brasília), o Sinric (Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil), instituído por decreto presidencial em maio deste ano. O comitê é responsável pelo funcionamento e gestão do sistema, destinado a implementar um único número de identificação para todos os cidadãos.

A partir de outubro de 2010, os brasileiros vão poder aposentar os vários documentos da carteira e trocar tudo por um documento só. É nesta data que o RIC (Registro Único de Identidade Civil) deve entrar em circulação, informa a Polícia Federal.

A nova identidade civil do brasileiro conterá um registro único para todas as pessoas, acabando com o número individualizado por unidade da Federação. Todos serão obrigados a trocar os documentos, mas a PF informa que não é preciso correr para tirar a nova identidade. Ainda não há prazo para que essa transição seja concluída. O custo do documento deve ficar entre R$ 12 e R$ 17, valor médio para se tirar um RG hoje. Saiba como tirar a nova identidade.

O objetivo da nova identidade, segundo o Instituto Nacional de Identificação da PF, é diminuir os riscos de falsificação e fraude de documentos. O novo cartão é feito de policarbonato [material mais resistente e que permite mais durabilidade que o plástico usado hoje] e impresso a laser em várias camadas.

Todos os estados passarão a acessar um banco de dados nacional, no qual serão incluídas informações essenciais e as impressões digitais que individualizam o cidadão, impedindo que uma mesma pessoa tenha dois registros civis.

O governo disponibilizou um vídeo para esclarecer dúvidas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 235 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal