Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/08/2010 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Catálogo ajuda na luta contra os falsários

Por: Silas Martí


Toda imperfeição, sujeira, parte mofada ou fio de cabelo das telas de Portinari aparece na reprodução que sai da fábrica rumo às lojas de decoração. É quase tudo igual, com uma exceção: nenhuma tela é reproduzida no seu tamanho original.

Essa é uma das exigências da família do artista para controlar a falsificação de suas obras ou evitar que uma dessas reproduções passe por original numa venda a algum desavisado.

Ajuda a combater os falsários a publicação de um catálogo raisonné do artista, um registro geral de toda a sua produção. No caso de Portinari, é um volume que vem sendo compilado ao longo dos últimos 30 anos.

"Qualquer obra que não esteja no catálogo é suspeita", afirma João Cândido Portinari. "Essa publicação é um freio às falsificações."

Tarsila do Amaral é outra artista vítima de falsários, em especial de seus desenhos, que acabou sendo preservada pela publicação de seu catálogo raisonné.

"Isso acaba evitando muitos absurdos", diz Aracy Amaral, crítica de arte que trabalhou no volume sobre a modernista.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 175 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal