Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

02/08/2010 - BV News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Sebrae alerta para novo golpe aplicado em nome da instituição


Pessoas ainda não identificadas estão percorrendo vários bairros de Boa Vista, abordam moradores em suas residências e anunciam que os mesmos foram contemplados com vários prêmios, todos oferecidos pelo Sebrae/RR.

Para convencer a vítima os golpistas se identificam como funcionários do Sebrae, instituição com trabalho reconhecido em todo território nacional, e avisam que para ter acesso ao suposto prêmio, geralmente eletrodomésticos como: geladeira, fogão, televisão e aparelhos elétricos, exigem que o morador entregue o eletrodoméstico usado para que em troca, a vítima receba um aparelho novo, que deve ser entregue na própria residência ou resgatado no próprio Sebrae.

A instituição só veio ter conhecimento do golpe, após uma das vítimas entrar em contato por telefone requerendo o eletrodoméstico e buscando informações de quando poderia recuperar o bem.

O Sebrae identificou até agora apenas duas vítimas, mas um fato que chama atenção é que a maioria delas é formada por trabalhadores inscritos no cadastro do Governo Federal, como Empreendedor Individual; alternativa criada pelo Governo Federal para legalizar a pessoa que trabalha por conta própria como empresário.

O cadastro é feito pelo próprio trabalhador na internet, sem cobrança ou pagamento de qualquer taxa. Por isso, a instituição deixa o alerta principalmente para essas pessoas, que são os principais alvos dos golpistas.

Alerta

A direção do Sebrae informa ainda que não desenvolve em sua política de trabalho qualquer tipo de promoção ou entrega de brindes de qualquer natureza. Ressalta que todas as ações ou projetos desenvolvidos pela instituição são realizados por profissionais qualificados e, quando realizam trabalhos na rua, estão devidamente identificados por crachás ou encaminhados por meio de carta de apresentação.

Outra informação importante para que as pessoas possam se prevenir de possíveis golpes em nome da instituição é que o Sebrae não oferece prêmios ou distribui brindes, apenas coleta informações.

Esclarece ainda que qualquer dúvida sobre a identificação do profissional ou da idoneidade de uma pesquisa ou atividade realizada pela instituição, o cidadão pode ligar para Central de Relacionamentos do Sebrae, pelo telefone gratuito 0800 570 0800, ou procurar mais informações na sede da instituição no endereço Avenida Major Willians, 578 – Centro.

Denúncia

As pessoas que forem abordadas por esses falsos profissionais devem procurar a Polícia para formalizar denúncia. Ao registrar o boletim de ocorrência o cidadão estará colaborando para a investigação e prevenir futuros golpes.

O Sebrae é uma entidade privada sem fins lucrativos criada em 1972 com a missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte.

A instituição atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 175 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal