Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/07/2010 - TEK Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cibercriminosos conseguem 2,5 milhões de euros com emails falsos


A directoria de Lisboa da Polícia Judiciária tem mil processos em investigação relativos a desvio de dinheiro através de esquemas de phishing que, só nos primeiros quatro meses do ano, terão somado 2,5 milhões de euros.

Este tipo de crime, que recorre a emails falsos, tem vindo a aumentar nos últimos três anos, a uma média de 25 por cento ao ano, impulsionado pela situação económica de muitas das vítima, referiu Rogério Bravo, o responsável da secção de Criminalidade Informática e Alta Tecnologia da PJ, em declarações ao Diário de Notícias.

"Infelizmente, há muita gente que continua a cair e que responde aos emails, por exemplo a propostas de emprego, algumas porque estão com dificuldades económicas e julgam ter encontrado uma forma de sair da situação, e outras por ganância e que são seduzidas por este tipo de negócio", diz Rogério Bravo.

Há ainda quem recorra a uma informação verdadeira, uma criança que está doente, por exemplo, para angariar apoios monetários e ficar com esse dinheiro.

Os mentores destes esquemas são redes organizadas que, na grande maioria dos casos, actuam a partir do estrangeiro, embora já tenham sido identificados alguns suspeitos que operam em Portugal, refere o responsável.

Rogério Bravo revela ainda ao DN que 20 por cento do total (200) dos processos de crime informático em investigação na PJ de Lisboa diz respeito à devassa da vida privada de pessoas, com alguém que, por maldade ou por vingança, põe a circular um boato.

Os restantes 10 por cento estão relacionados com pessoas que recorrem à Internet por divertimento, nomeadamente a espalhar o pânico.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 168 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal