Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/07/2010 - Portal Terra Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Movimento contra corrupção lança site do projeto Ficha Limpa


A Articulação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade (Abracci) lançou na manhã desta quarta-feira (28) o site "Ficha Limpa - A lei que o Brasil faz pegar". "A hora da verdade vai ser quando os candidatos decidirem entrar ou não no site", afirmou Oded Grajew, presidente do Instituto Ethos, integrante da Abracci e um dos organizadores do projeto. A ideia é que, posteriormente, a divulgação on-line no site do projeto seja transformada também em lei.

Além de tornar públicas as informações dos candidatos exigidas na lei da Ficha Limpa aos eleitores, a página web pretende ajudar a combater a prática conhecida como "caixa 2" nas campanhas eleitorais. "A existência do caixa 2 é um câncer na democracia brasileira e, com isso, os representantes da sociedade atendem aos interesses de atividades ilegais", acrescentou.

Ao lado de Caio Magri, gerente executivo de políticas públicas do Instituto Ethos, o presidente e o vice do Instituto Ethos, Paulo Itacarambi, apresentaram o projeto.

O cadastro no site será feito voluntariamente pelos candidatos que disputam as eleições em 2010. A partir de hoje todos os partidos receberão o convite para que seus candidatos realizem o cadastro. A partir de quinta-feira (29) o site www.fichalimpa.org.br entrará no ar.

Neste momento, o site não fará o registro das candidaturas a deputado estadual. O motivo, de acordo com a Abracci, é o volume de informações que dificultaria a navegabilidade no site. Em relação às demais candidaturas - deputado federal, senador, governador e presidente -, todas estarão relacionadas no portal para consulta.

Registro

Para se cadastrar no "Ficha Limpa", os candidatos precisam fazer quatro declarações: de que não possui condenação colegiada, nunca renunciou a um mandato, não possui cassação e, finalmente, declarar semanalmente suas arrecadações e gastos de campanha.

A fiscalização das informações caberá ao público que acessar o "Ficha Limpa". No projeto, está prevista uma ferramenta para que os internautas possam denunciar qualquer falsificação ou inverdade declarada pelos candidatos. Depois disso, as denúncias serão enviadas para os órgãos competentes analisarem a veracidade dos documentos e tomarem providências.

Em caso de constatação de ilegalidade o candidato será retirado do site, mas constará em uma lista dos "excluídos" da página, na qual também ficará explícito o motivo que levou a sua expulsão.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 158 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal