Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/07/2010 - Jornal Pequeno Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Acusado de aplicar golpes pela internet é preso na Litorânea

Por: Jully Camilo

Crime era cometido por meio do site de vendas Mercado Livre.

O delegado Breno Galdino de Araújo, da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), comandou, no início da manhã de ontem, a ação que resultou na prisão de Aurélio Adriano Costa do Nascimento, 29 anos, natural de Coroatá, acusado de estelionato. Após dois meses de investigações realizadas pelo Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos, da Seic, a polícia chegou a Adriano Costa, que estava hospedado em uma pousada na Avenida Litorânea e é acusado de aplicar golpes pela internet.

Segundo o delegado Breno Galdino, o acusado já estava com prisão preventiva decretada pela Justiça do Maranhão, pelo mesmo crime cometido em 2006. O golpe era feito pela internet, por meio do Mercado Livre, onde Aurélio Costa possuía mais de 100 identidades diferentes; inclusive, uma pertencia a uma criança de seis anos. “Ele vendia suprimentos de informática, câmeras digitais, celulares, entre outros; porém, os produtos nunca chegavam e o pagamento era antecipado, uma vez que os produtos oferecidos em seu perfil eram abaixo do valor de mercado. Após o depósito das vítimas na conta dele, elas não eram mais atendidas, ficando no prejuízo. Por ser do Maranhão e temer que as vítimas quisessem receber o produto direto de suas mãos, ele evitava realizar as vendas no estado”, declarou.

O acusado residia na Avenida Atlântica, casa 10, Olho d’Água, mas evitava ficar em casa por já ter seu nome e endereço divulgados em um site de relacionamento no qual exibia matérias de suas prisões em outros estados, como Piauí, Maranhão, e no Distrito Federal, além de fotos. A comunidade tem 36 possíveis vítimas e diz: “Aurélio Adriano já te lesou”? “Ele estava hospedado nesta pousada, onde foi preso, desde o mês de maio e já havia pagado mais de R$ 6 mil em diárias. Com ele, apreendemos cartões de banco e crédito, vários chips, comprovantes de depósitos das vítimas, recibos da pousada, entre outros. Comecei a me comunicar com estas pessoas pela internet e pedi pela prisão preventiva, busca e apreensão. Após dois meses de investigação, conseguimos pegá-lo. Não tem como avaliar a proporção do dano causado em reais, porque ele já atua há vários anos, e nem a quantidade de vítimas, uma vez que nem todas têm acesso a internet ou a comunidade criada para ele”, afirmou.

Aurélio Costa se defendeu e disse que só responde pelo crime de 2009 aqui no Maranhão, mas que nunca foi julgado por falta de provas. Ele assumiu que vendia produtos pela internet, mas que seu fornecedor oriundo do Paraguai teve problemas na fronteira com o Brasil e não pode mais enviar os objetos, fazendo que com que ele ficasse devendo aos clientes. “Tentei negociar e com algumas pessoas até consegui, outros, devido à falta de tempo do dia a dia, nunca me procuraram para reaver o dinheiro, mas não sou ladrão e nunca roubei ninguém”, disse ele.

O acusado foi autuado por estelionato pelo delegado Breno Galdino, que o encaminhou para o Centro de Triagem em Pedrinhas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 178 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal