Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/07/2010 - O São Gonçalo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Bando do ‘chupa-cabra’ ataca de novo em Niterói

Por: Marcela Freitas


A polícia apreendeu quarta-feira (21) um dispositivo que faz a leitura de senhas para a clonagem de cartões - conhecido como “chupa-cabras”- em agência bancária, na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói. Instalado em um dos caixas-eletrônicos do banco, o aparelho foi descoberto por um cliente, que teve o cartão preso na máquina. Ele avisou a segurança bancária, que constatou a irregularidade e comunicou a polícia. Ninguém foi preso.

O golpe tem se tornado frequente em Niterói e São Gonçalo. Em menos de um mês foram registradas três ocorrências nas duas cidades. Segundo agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), a “quadrilha do chupa-cabra” é especializada em golpes com uso de aparatos eletrônicos. Em junho, dois homens foram presos em flagrante, acusados de instalarem um dispositivo em uma agência bancária em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói.

A polícia não descarta o envolvimento de funcionários de bancos e empresas de segurança nos crimes.

Após encontrar o equipamento, dois investigadores foram à agência junto com funcionários, para verificar a existência de outros “chupa-cabras”. Segundo a polícia, após varredura na agência, nenhum outro o equipamento foi encontrado.

Técnicos de segurança bancária alertam os clientes para que tomem cuidados básicos durante as operações, sobretudo, em horários noturnos.
O caso foi registrado na 76ª DP (Centro).

Dois presos em flagrante em Piratininga

No dia 11 de junho, dois homens foram presos por policiais do 12º BPM (Niterói) após instalarem um aparelho “chupa-cabra” em um caixa eletrônico de uma agência bancária, em Piratininga, Região Oceânica de Niterói. Um deles, Diego Almeida Barbosa da Silva, de 25 anos, era motorista de uma empresa que presta serviços para a Prefeitura do Rio de Janeiro. Segundo a polícia ele utilizou o carro da empresa para aplicar os golpes. Ele e o comparsa, identificado como Luis Cláudio Souza das Neves, 30, foram flagrados pelos policiais militares quando saíam de uma agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Rua Raul de Oliveira Rodrigues, no Trevo de Piratininga.

Cuidados básicos que devemos tomar em agências bancárias

- Procure cobrir o teclado com a outra mão quando for digitar a senha, e com o corpo se a digitação for ao monitor.
- Jamais divulgue sua senha e não a anote num lembrete junto ao cartão na carteira.
- Fique atento a qualquer alteração de equipamento que exija que você passe seu cartão ou que o obrigue a digitar sua senha.
- Não confie em pessoas que tentam ajudá-lo.
- Não utilize aparelho celular de terceiros para ligar para a central de atendimento do banco.
- Não deixe seu cartão numa máquina com defeito.
- Ao suspeitar de qualquer irregularidade, acione imediatamente a polícia.
- Lembre-se que seu cartão pode ser clonado em qualquer lugar, portanto, não o perca de vista, mesmo num restaurante ou loja.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 183 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal