Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/03/2011 - Portal Correio Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Clonagem de cartão e fraudes lideram golpes na PB

Por: Amanda Carvalho


Em João Pessoa, apenas esse ano, foram aplicados uma média de um golpe por dia, segundo o número de ocorrências registradas pela Delegacia de Defraudações e Falsificação de João Pessoa.

Até o começo dessa semana, 73 ocorrências foram registradas na delegacia, e as mais comuns são de clonagens do cartão de crédito e fraudes do INSS, onde é feito um empréstimo bancário no nome de um pensionista ou aposentado sem seu consentimento.

O chamado golpe do bilhete premiado, cheques sem-fundo e falsificação de documentos com intuito de realizar empréstimos bancários estão na lista das ocorrências desse ano. Segundo o Código Penal Brasileiro, a pena para estelionato é de um a cinco anos de reclusão e o pagamento de uma multa, que varia de acordo com o crime.

De acordo com informações da delegacia, existem 287 inquéritos em tramitação e 500, dos últimos dois anos, ainda serão instaurados.

Segundo a delegada Maria das Dores Coutinho, essa demora está relacionada à grande demanda de ocorrências e o número insuficiente de funcionários. “Hoje a delegacia tem três delegados, mas ainda tem deficiência de pessoal. A Delegacia Geral vem dando apoio e a prioridade é colocar em dia os inquéritos”, afirmou Maria das Dores.

A natureza dos crimes também dificulta na sua apuração, levando mais tempo para ser investigado, disse a delegada. “O estelionatário é muito escorregadio, usa documentos falsos e muda muito de moradia, ficando difícil de encontrá-los, assim como os crimes de fraude na internet, que são os mais difíceis de encontrar a autoria”, relatou.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 354 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal