Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/07/2010 - ES Hoje Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Tão importante quanto vender é evitar golpes

Por: Renée Staudinger

Antigamente as fraudes eram primárias, com simples fotocópias de cédulas. Hoje, entretanto, os falsários trabalham até os elementos de segurança das cédulas.

Até que ponto as tecnologias são favoráveis ao comércio? Na maioria das vezes a tecnologia é um grande aliado na realização dos afazeres diários das empresas de todo o setor comercial. Mas, é cada vez mais comum os golpistas utilizarem procedimentos fraudulentos através de equipamentos de ponta para ludibriar os comerciantes, o que vem aumentando de forma considerável os prejuízos para esse tipo de estabelecimento.

Para diminuir o índice de golpes, a agência bancária Sicoob-ES inicia nesta segunda-feira (12) uma gama de palestras que serão ministradas pelo perito Hildebrando Magno, no município de Linhares. O palestrante dá cursos sobre prevenção de fraudes há 18 anos. Além disso, durante os seminários serão divulgadas algumas ações de estelionatários, como também as técnicas que deverão ser utilizadas pelos comerciantes a fim de evitar golpes. O evento é gratuito e acontecerão em todo o estado do Espírito Santo.

Além disso, com o advento tecnológico, os golpes se tornaram complexos não só para quem trabalha no comércio, como também para os especialistas em fraudes. Para o perito Hildebrando Magno Rebello Filho, hoje em dia as falsificações são quase que indubitáveis.

"Antigamente as fraudes eram primárias, com simples fotocópias de cédulas. Hoje, entretanto, os falsários trabalham até os elementos de segurança das cédulas. Portanto, ao receber o dinheiro, a pessoa deve tentar perceber no tato se a cédula apresenta características diferentes, já que uma nota falsa apresenta-se mais lisa que as verdadeiras, por exemplo", afirmou o perito.

O especialista acrescenta que a marca d´água é outro elemento fundamental para evitar prejuízos. "Tendo em vista que a marca d´água está dentro da camada de algodão da cédula, deve-se verificar a sua qualidade e sombreamento, já que em muitas notas falsas há imitação desse componente de segurança", informou Hildebrando.

Normalmente, os golpistas agem devido a desatenção dos comerciantes, que estão interessados apenas em vender. Por isso, os diversos elementos presentes nos documentos falsos, que poderiam ser observados, passam despercebidos. "Na hora da venda, podem ocorrer diversos golpes, desde os pequenos furtos até aqueles que envolvem valores altos, com adulterações e alterações de diversos documentos, entre eles os de identificação, e recebimento de notas falsas. Os golpes com cheques também são usuais e vêm sendo incrementados com o avanço da tecnologia", explicou perito e palestrante Hildebrando Filho.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 219 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal