Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/07/2010 - Jornale Curitiba Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Antivírus falsos se espalham pela internet

Por: Edson Fonseca

Cibercriminosos brasileiros são especialistas em engenharia social.

Cresce rapidamente o número de ataques por meio de antivírus falso e o Brasil não escapou à nova tendência em crimes cibernéticos. Segundo Bruno Rossini, gerente de relações públicas da Symantec na América Latina, desde o começo do ano essa modalidade vem crescendo no país e é uma tendência para 2010.

O porta-voz da empresa de segurança digital explica que os cibercriminosos brasileiros são especialistas em engenharia social e os ataques por meio de antivírus entram nesta categoria.

A engenharia social é uma forma de ataque baseada nas informações de comportamento das pessoas. A partir desse conhecimento, o criminoso tenta induzir o usuário a fazer o que ele quer. No caso dos antivírus falsos, o atacante leva o usuário a crer que está sendo vitima de ataque – em geral aparece um pop-up com alerta - e que determinado antivírus (falso) é capaz de solucionar o problema.

Assim, o internauta entra em uma página muito semelhante às dos principais fornecedores de antivírus. Um clique simula uma varredura da máquina. O resultado é previsível, alerta Rossini: uma grande quantidade de arquivos será classificada como infectados.

Depois, vem a recomendação para o usuário adquirir um aplicativo de segurança. Rossini explica que a página vai pedir para o internauta preencher um cadastro, como se fosse pagamento. “Pede até número de cartão de crédito!”, afirma o gerente. “Um download será simulado, mas em muitos casos nada será instalado. No pior dos casos, será um vírus”.

Pronto, o internauta já passou informação confidencial para pessoas mal-intencionadas ou mesmo permitiu a instalação de um programa espião que vai cassar senhas e enviar aos autores da farsa.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 174 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal