Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/07/2010 - O Globo Online / Reuters Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Governo argentino acusa JPMorgan e Clarín de fraude com ações

Por: Luis Andres Henao


BUENOS AIRES (Reuters) - O governo da Argentina encaminhou uma queixa criminal contra o JPMorgan e o Grupo Clarín, maior conglomerado de mídia do país. Buenos Aires acusa os grupos de cometerem fraude pela "manipulação" do preço da ação do Clarín, cita a imprensa local.

A reclamação feita pela unidade de informação financeira do governo, UIF, afirma que o JPMorgan e o Grupo Clarín sonegaram informações para inflarem o preço das ações do Clarín quando o grupo de mídia abriu seu capital em 2007.

O governo também acusa o Clarín de vender ações sobrevalorizadas para fundos de pensão do país. A imprensa local afirma que as ações foram vendidas primeiro a 35 pesos antes de despencarem para 9 pesos mais tarde.

O Clarín "não deu ao mercado informação correta e precisa, o que é fundamental para a definição dos preços das ações", afirmou o diretor da UIF, José Sbatella, na queixa citada pelo jornal La Nación.

O JPMorgan organizou a oferta de ações, segundo o governo.

Representantes do Clarín e do JPMorgan não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e seu marido e predecessor Nestor Kirchner, têm mantido discussões com o Clarín desde que o grupo de mídia criticou o confronto do governo com fazendeiros sobre exportações de grãos em 2008.

A reclamação é baseada no testemunho de Hernan Arbizu, ex-executivo do JPMorgan preso em 2008 na Argentina por acusação criminal. Ele é acusado de roubar 2,8 milhões de dólares de uma conta de cliente.

Sbatella também pediu uma investigação sobre as ações do Banco Patagonia, comprado pelo Banco do Brasil, e do grupo de administração de ativos Consultatio.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 336 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal