Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/07/2010 - UOL Notícias / EFE Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Empresas e fundos de previdência denunciados por suposta fraude na Argentina


Buenos Aires, 7 jul (EFE).- A Unidade de Informação Financeira (UIF) da Argentina apresentou hoje uma denúncia penal por suposta fraude cometida por empresas de diversos setores e administradoras privadas de fundos de previdência com a intervenção da entidade financeira JP Morgan.

A denúncia judicial foi feita por José Sbattella, presidente da UIF, organismo que funciona em jurisdição do Ministério da Justiça da Argentina.

A apresentação judicial envolve o grupo Clarín, o maior conglomerado de imprensa da Argentina, o banco Patagônia e a imobiliária Consultatio, todas controladas por capitais argentinos.

Segundo a denúncia, houve uma "manipulação" dos preços das ações destas empresas ao sair a oferta pública, títulos que foram adquiridos por fundos de investimento controlados pelas administradoras de fundos de aposentadoria e previdência.

Essas administradoras intervieram na compra de ações a um preço alto e as ações caíram de maneira notória depois da aquisição.

Em todas estas operações de oferta pública, o "comum denominador é a intervenção do banco JP Morgan Chase, pelo menos como agente levantador", diz a apresentação judicial.

"Esta entidade, por sua vez, foi denunciada por tramar a manobra", mencionou a UIF.

O fiscal federal Eduardo Taiana, perante quem foi radicada a denúncia, remeterá nesta quinta-feira a apresentação à Câmara Federal de Buenos Aires para que este tribunal designe um juiz para o caso.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 184 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal