Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/07/2010 - O Dia Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

‘Torpedão’ alvo de golpe

Por: Beatriz Mota

Estelionatários aproveitam promoção para enganar consumidores. Criminosos enviam falsas mensagens de prêmios e induzem os ‘ganhadores’ a depositar sinal numa conta.

Rio - No ar pela Rede Globo, a promoção ‘Torpedão Campeão’ tem sido utilizada como trampolim para golpes. A emissora e as quatro operadoras de telefone que promovem o sorteio — Claro, Oi, TIM e Vivo — estão recebendo queixas de pessoas enganadas por fraudadores que se valem de mensagens de SMS e gravações semelhantes às utilizadas na campanha.

Após ser avisada de que foi sorteada — a quantia varia de R$ 3.300 a R$ 1 milhão, mas os golpes não se atêm aos prêmios oficiais —, a vítima é induzida a depositar dinheiro numa conta. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Globo informa que não contabiliza o número de reclamações e que as encaminha para a TIM w.e., empresa promotora do ‘Torpedão Campeão’. Procurada, a multinacional especializada em marketing interativo digital não retornou às ligações.

Responsável da Oi pela campanha, Marcelo Nunez explica que a empresa é preparada para fraudes: “Todo produto de mídia interativa é alvo disso. Temos uma equipe que monitora os golpes, caso a caso, e tenta agir antes que os usuários tenham danos”, explica. Quando informadas do golpe, as operadoras bloqueiam os números que o originaram.

Coordenadora do Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), Maria Inês Dolci ensina como se prevenir: “As pessoas precisam procurar as regras da promoção, se certificar com o máximo de informações, pedir protocolo dos telefonemas e não fazer depósitos nunca!”. Ela lembra que, para os lesados, é quase impossível reaver o prejuízo. “É importante que as vítimas denunciem na delegacia e informem as operadoras”.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 293 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal