Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/07/2010 - Revista Fator Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Equifax lança solução que aumenta a segurança de negócios com nova classe de consumidor bancarizado

Lançamento atende a empresas que necessitam de informações detalhadas sobre o consumidor, para minimizar riscos de concessão de crédito.

São Paulo - Com o aumento da renda e do poder de consumo das classes C, D e E, o mercado registra um fenômeno de "bancarização", marcado pelo acesso de novos usuários aos serviços financeiros, antes restritos ao topo da pirâmide da população brasileira.

De acordo com a pesquisa do Datamaioria (Data Folha/Data Popular), do total de pessoas que têm conta em banco atualmente, 59% estão na classe C e outros 23%, na D/E. Em relação à posse de cartão de crédito, o panorama é semelhante, ou seja, a cada 100 usuários do chamado "dinheiro de plástico", 60 pertencem à classe C e 22 às classes D/E. O uso de correspondentes bancários - correios, lotéricas, lojas de varejo - e programas que facilitam a abertura de contas em bancos sem comprovação de renda dando a elas um cartão de débito e/ou crédito, são alguns incentivos ao aumento da "bancarização" no Brasil.

A ampliação do acesso da população aos serviços financeiros formais resulta em inclusão social e econômica. Os bancos veem as classes C, D e E como uma grande oportunidade de negócios. Em 2010, a classe média brasileira será responsável por 41,2% do consumo interno e as classes D e E responderão por 15,8% do total. A pesquisa de Projeções Macroeconômicas e Expectativas de Mercado da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) estima que, em 2010, as operações de crédito para pessoas físicas cresça 20%.

Apesar do cenário positivo, pesquisas recentes da Equifax, líder mundial em informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, mostram que a expectativa de inadimplência é de 4,6%, para 2010 e 2011, face à estabilização empregatícia. Com o aumento do acesso ao crédito, é fundamental conhecer o consumidor e acompanhar seu perfil de crédito, para evitar o superendividamento e determinar a oferta de produto ou serviço mais adequada em cada caso.

Com o objetivo de auxiliar as organizações a se prevenirem contra inadimplência e fraudes e realizarem transações comerciais com maior segurança, a Equifax desenvolveu o Equifax Pessoal Gold, uma solução que permite avaliar o perfil de risco de consumidores e realizar validações cadastrais, com o fim de otimizar as ações de vendas. A solução entrega, em um único relatório, informações de inconsistências inadimplência, dados cadastrais, participações em empresas, demanda por crédito, além de ocorrências de documentos roubados, furtados, clonados e extraviados e óbito e óbito.

"Com a abertura e o crescimento do crédito no Brasil, é importante que, na concessão, haja a confirmação de dados cadastrais e de inadimplência do consumidor, a fim de reduzir os riscos e conceder limites adequados a cada público. Assim, as próprias instituições credoras auxiliarão a sociedade, adequando a oferta de crédito à realidade do consumidor, reduzindo seu endividamento", explica Leonardo Martinez, presidente do segmento de Bancos da Equifax.

A confirmação dos dados cadastrais do consumidor e a análise das demandas repentinas por crédito auxiliam na prevenção às fraudes. Já a análise de dívidas vencidas e não pagas, especialmente no pequeno varejo e junto às instituições financeiras, é essencial, uma vez que o consumidor endividado prioriza seus pagamentos em bens essenciais. A existência dessas ocorrências já indica o endividamento e pode auxiliá-lo a direcionar produtos e formas de pagamentos que mitigam o risco.

Equifax - Provedora do maior banco de dados sobre pessoas físicas e jurídicas da América Latina, a Equifax é líder global no fornecimento de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial. Com mais de 100 anos de existência e presente em 15 países, oferece ao mercado soluções que agregam valor e lucratividade a todo o ciclo de negócios. No Brasil, iniciou suas atividades em 1998, com a aquisição da SCI, empresa fundada em 1974 e pioneira no fornecimento de informações restritivas e positivas sobre pessoas jurídicas no País.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 243 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal