Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/05/2007 - Achei USA Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Brasileiro aplica golpe na comunidade


O nome da comunidade brasileira no sul da Flórida foi mais uma vez manchado pela atuação inescrupulosa de um de seus representantes. Depois de aplicar golpes que já superam a marca de oito milhões de dólares, o mineiro Vicente Padilha, conhecido pelo apelido de Vinnie, está sendo procurado pela Policia de Broward. O brasileiro é acusado de formação de quadrilha, perjúrio, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e informações, falsidade ideológica e fraude. Devido à natureza dos crimes, autoridades federais norte-americanas já foram acionadas, pois trata-se de caso de ameaça à segurança nacional, e o golpista está sendo procurado até no Brasil, para onde foi após a farsa ter sido descoberta.

“Os crimes de falsificação de documentos, como drivers license e green card, representam o calcanhar de Aquiles para o Governo dos EUA, pois expõem a fragilidade do sistema de segurança e recebem punição severa. Como a lavagem de dinheiro é um crime extraditável, de acordo com o tratado entre os dois países, acredito que assim que ele for capturado deve ser trazido para cumprir a pena em território norte-americano”, explica o advogado Max Whitney, que está prestando assistência jurídica a duas vítimas de Vinnie. A condenação pode chegar a mais de 20 anos de prisão.

O golpe

Os golpes do mineiro foram descobertos depois que um dos clientes de Whitney recebeu a visita de cobradores com relação a um empréstimo contraído num banco da Flórida. De acordo com as investigações, Vinnie apresentou documentos falsos “inclusive o green card” em nome deste cleinte e a verba foi disponibilizada para aquisição de uma casa em Pembroke Pines, no Condado de Broward. “A aprovação do processo nessas circunstâncias demonstra que houve, no mínimo, negligência por parte da instituição financeira, ou mesmo a participação de cúmplices”, afirma o advogado, que está conseguindo o cancelamento da dívida e o restabelecimento do crédito do cliente.

Outra vítima

A situação de uma outra vítima, porém, é mais grave. Brasileira de origem humilde e sem conhecimento da língua inglesa, ela foi ludibriada por Vinnie e assinou diversos documentos solicitando empréstimos bancários num valor superior a um milhão de dólares, como se fosse diretora de uma grande empresa. “O detalhe curioso é que a mulher trabalha com limpeza e ganha menos de 500 dólares por semana e está com a obrigação de arcar com parcelas de 11 mil dólares mensais”, conta Whitney, acrescentando que os diretores do banco também estão atentos às investigações do caso e já iniciaram uma auditoria interna para apurar responsabilidades.

O advogado lamenta que o nome da comunidade tenha sido envolvido em irregularidades. “O dano é terrível e atrapalha os brasileiros que vivem aqui nos EUA decentemente e que representam a maioria esmagadora deste grupo. No entanto, uma ilegalidade desta significa munição nas mãos de quem luta contra a permanência de imigrantes do país”, disse Whitney. Ele comenta que a Flórida tem sido um terreno fértil para estes tipos de escândalos e golpes financeiros, porque aqui há muitos idosos e imigrantes, que se tornam alvos fáceis nas mãos de estelionatários porque possuem reservas de dinheiro, são ingênuos e muitas vezes não falam inglês.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 442 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal