Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/06/2010 - Comunidade News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia de NJ prende quadrilha especializada em fraude imobiliária

Vários brasileiros estão entre os 28 detidos.

As autoridades de New Jersey e o FBI (polícia federal americana) desmantelaram na quarta-feira (16) um esquema de fraude imobiliária, do qual participavam 28 pessoas. Muitos dos acusados são brasileiros. A fraude envolvia falsificação de documentos e informações falsas para conceder financiamento imobiliário. Vinte e três pessoas foram presas.

De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o total do esquema envolve mais de $5,5 milhão. Segundo o Promotor Distrital de New Jersey, Paul J. Fishman e o Agente Especial do FBI, Michael B. Ward, o valor envolve mais de 17 propriedades em New Jersey. Os acusados compareceram perante a Juíza Patty Schwartz na tarde do dia 16. Jairo Nunes foi preso em março último e está sob custódia federal. O brasileiro é acusado de fabricar documentos.

Segundo as queixas-crime, que totalizam nove, os acusados fraudavam informações para que candidatos à casa própria conseguissem o empréstimo. Os salários e os bens dos compradores em potencial eram aumentados. Em alguns casos foram apresentados formulários W-2, contracheques, cartas de verificação de emprego, extratos bancários, restituição de imposto de renda, telefones e endereços (de quem pedia o empréstimo e de empregadores) e carteiras de motorista e cartões de Social Security. Todos estes documentos eram falsos.

Pena pesada

No esquema estavam 12 agentes imobiliários, quatro investidores, quatro consultores hipotecários, três fabricantes de documentos fraudulentos, dois contadores, um avaliador, um bancário e um corretor. Foram presas 23 pessoas. Um dos acusados deve se apresentar à polícia. Três dos envolvidos ainda estão foragidos.

Os acusados viviam nas cidades de Newark, Riverside, Kearny, Elizabeth, Hillside, Harrison, Morristown, Paterson, Union, Bloomfield, Belleville, Arlington, Cranford, Rutherford, Little Ferry, Aberdeen, Randolph e Freehold. Em Newark está provavelmente a maior comunidade brasileira de New Jersey.

Cada uma das 28 pessoas autuadas é acusada de conspiração para cometer fraude eletrônica que afeta uma instituição financeira e conspiração para cometer fraude bancária. A pena para os crimes é de 30 anos de prisão e uma multa de $1 milhão. A agente imobiliária Roberta Ferreira está em duas queixas-crime. Por isso, pode ter acusações adicionais – uma de cada crime.

Alguns dos envolvidos utilizavam nomes falsos. Lucilene Guido, agente imobiliária, era também conhecida como Lucilene da Silva Rios e já tinha trabalhado como responsável por empréstimos. A também agente imobiliária Genilza Nunes costumava se identificar como Geane Nunes. O sobrenome de Viviane Bernardim variava: Bernardin ou Pereira.

Vinny Toledo era às vezes chamado de Jorge Toledo, e Edivaldo dos Santos se tornava Eddie dos Santos. Maria Lourdes Sousa assinava também sem o Maria, e Faye B. Cargill-Flores, assinava como Faye Flores. Por fim, César de Souza era, às vezes, Geraldo de Souza.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 425 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal