Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/06/2010 - Diário do Nordeste Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Pai e filho são presos acusados de golpes

Por: Emerson Rodrigues

As fraudes iam desde abertura de empresas com documentos falsos, até a compra de veículos de forma fraudulenta.

Após três meses de investigação, inspetores da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), prenderam, na tarde de ontem, em uma locadora de veículo, na Praia do Futuro, dois homens, pai e filho. Os dois foram detidos acusados de falsificar documentos para abrir empresas e realizar compras de veículos em nome de ´fantasmas´.

O delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, titular da DDF, salienta que os documentos de dezenas de veículos foram apreendidos, mas em, pelo menos, quatro casos já ficou comprovada que a compra foi realizada de forma fraudulenta, nas quais foram usados os nomes dos ´personagens´ criados pelos dois acusados presos.

Papelada

"Encontramos no escritório da locadora, certidões de nascimento falsas, declarações de imposto de renda de empresas que foram abertas com documentos falsos, cartões de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), também obtidos de forma fraudulenta. Tudo em nome dos personagens que eles criaram para aplicar os golpes", explicou Jaime.

Segundo o delegado, a dupla pode ter estendido os golpes para o Rio Grande do Norte, pois as placas dos veículos têm inscrição daquele Estado. "Acreditamos que, depois de comprar os veículos com financiamentos fraudulentos que nunca seriam pagos, os automóveis eram levados para Natal e outras cidades", afirmou Jaime.

A locadora foi aberta e funcionava em nome de Francisco Guedes da Silveira, que, segundo a Polícia, era o nome falso usado pelo acusado Francisco de Oliveira Barros, 62. Conforme também as investigações, o acusado abriu conta no Banrisul usando documentos pessoais e da empresa também instalada com o nome fictício. Já o filho dele usava alguns nomes falsos, dois já foram descobertos durante as investigações, Amir de Oliveira Castanhera e Marcelo de Oliveira Barros. Contudo, de acordo com o delegado Jaime Linhares, o nome real dele é Amiraldo da Silva Barros, 38.

Flagrante

Pai e filho foram autuados em flagrante pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, falsificação de documento público e uso de documento falso. Amiraldo também responderá pelo delito de corrupção ativa, pois, segundo o delegado, após a prisão do pai, tentou subornar os inspetores da DDF, oferecendo uma quantia de R$ 3 mil, com o objetivo de que os dois fossem liberados ainda na locadora.

Um levantamento minucioso será realizado nos documentos apreendidos, pois o titular da ´Defraudações´ acredita que novos golpes no ramo de veículos podem ser descobertos.

"Temos mais de dez documentos de veículos financiados, já com prestações em atraso. Nosso objetivo é localizar os veículos para que eles sejam, devolvidos, se ficar comprovado que foram obtidos de forma irregular". Um Space Fox e um Pálio foram apreendidos na locadora durante a operação, que resultou nas prisões. A Polícia acredita que alguns veículos podem não estar mais no Ceará.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 450 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal