Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

29/06/2010 - Tecnoblog Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Nem FBI consegue quebrar criptografia de banqueiro brasileiro

Por: João Brunelli Moreno


Exatamente dois anos depois da realização da famosa Operação Sathiagraha, a Polícia Federal ainda não conseguiu quebrar a criptografia dos arquivos armazenados nos computadores apreendidos na casa do banqueiro Daniel Dantas, informa reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com as informações disponíveis, na ocasião as autoridades policiais confiscaram seis discos rígidos com capacidade somada de 2,1 TB, com a suspeita de que eles tivessem informações a respeito de crimes contra o sistema financeiro e esquemas de corrupção envolvendo políticos.

Durante cerca de seis meses, técnicos do Instituto Nacional de Criminalística tentaram quebrar a segurança dos arquivos. Sem sucesso, no começo de 2009 pediram ajuda de especialistas do FBI, que depois de mais de um ano de tentativas frustradas devolveram os arquivos para o governo brasileiro no último mês de abril.

A reportagem informa que o sistema de criptografia usado nos arquivos é o AES 256 bits, considerado por especialistas “um dos mais sofisticados do mercado”.

Segundo informações obtidas pelo site G1, os dois programas usados para criptgrafar os arquivos foram baixados da internet. Um deles é o pago PGP, da Symantec, e o outro é o gratuito TrueCrypt, que pode ser baixado do site www.truecrypt.com.

Apesar da legislação de diversos países europeus e dos EUA contarem com medidas legais que obrigam os fabricantes dos softwares ou os acusados a entregarem as chaves de desbloqueio dos arquivos, as leis brasileiras não contam com qualquer mecanismo legal neste sentido.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 481 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal