Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/06/2010 - O Globo Online / Reuters Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

EUA prendem 10 acusados de espionagem para a Rússia

Por: Jeremy Pelofsky


WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos disseram ter desbaratado nesta segunda-feira uma quadrilha de espiões que tentava recrutar fontes políticas e recolher informações para o governo russo.

Onze pessoas foram indiciadas, das quais dez foram detidas no domingo em Boston, Nova York, Nova Jersey e Virgínia, sob acusações como as de lavagem de dinheiro e de agirem ilegalmente em benefício da Federação Russa.

Os membros do grupo, apelidado de "Illegals" (ilegais), teriam sido encarregados pela SVR (serviço russo de inteligência) de entrar nos Estados Unidos, assumir identidades falsas e se tornar norte-americanos "encobertos", segundo o Departamento de Justiça norte-americano.

A meta era que se tornassem "suficientemente americanizados para recolher informações sobre os Estados Unidos para a Rússia e recrutar com sucesso fontes que estivessem, ou fossem capazes de se infiltrar, nos círculos decisórios dos Estados Unidos", segundo as queixas criminais levadas à Justiça.

Mas uma fonte do Departamento de Justiça disse que eles não tinham a tarefa de recolher informações sigilosas ou secretas. Acredita-se que a maioria dos suspeitos seja de russos, treinados para se infiltrar secretamente nos Estados Unidos.

Há poucos dias, os presidentes Barack Obama e Dmitry Medvedev se encontraram para manter a fase de reaproximação, após uma série de atritos políticos e econômicos.

A embaixada da Rússia em Washington ainda não se manifestou.

A lei norte-americana proíbe que um indivíduo atue a serviço de um governo estrangeiro sem notificar as autoridades locais.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 139 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal