Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

29/06/2010 - De Fato Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraude e boletins de ocorrência mancham convenção

O presidente regional do PR, Clésio Andrade, diverge dos deputados federais na convenção.

Tumulto, fraude, sumiço de uma urna, dois boletins de ocorrência e duas atas encaminhadas ao TRE. Essa foi a confusão que marcou a convenção do PR de Minas, no domingo à noite. O saldo do imbróglio é a indefinição sobre o futuro da legenda na eleição estadual, se apoiará o tucano Antonio Anastasia ou seu o peemedebista Hélio Costa. Ambos disputam o Palácio da Liberdade. Houve duas votações na convenção. A primeira delas foi anulada por suposta fraude e há duvidas sobre a validade de uma segunda votação, que aprovou por 13 votos e 9 abstenções apoio ao tucano. Hoje, a Executiva Nacional do PR se reúne em Brasília para discutir a situação.

Ontem, o presidente regional, Clésio Andrade, informou que encaminhou ata da convenção anulada à Executiva Nacional do partido e que, pelo regimento interno, caberá a ela decidir sobre quem o PR irá apoiar. Em nota, o dirigente informa que a anulação foi acatada. Segundo a assessoria de Andrade, a ata foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas (TRE-MG).

Também em nota, o vice presidente da legenda, deputado federal José Vasconcellos, alega que a aprovação do apoio do PR a Anastasia também foi protocolada junto ao TRE-MG e, portanto, tem valor legal. Sem a presença de Clésio, após a declaração de nulidade da convenção, Vasconcellos realizou uma segunda votação para decidir apoio do PR na chapa majoritária.

Ao todo, o número total de votos dos convencionais é de 22, mas, ao final da contagem da primeira votação, ficaram constatados 26 votos, o que reforçou a tese de fraude no último domingo.

A urna com os votos sumiu, e dois boletins de ocorrência foram lavrados. Um da parte de deputado José Santana e outro da parte do presidente do PR. Além do apoio a Costa, a cédula da primeira votação abordava apoio à candidata à presidência, Dilma Rousseff (PT), proposta aprovada por unanimidade.

Ex-vice-governador no primeiro mandato de Aécio Neves, Clésio Andrade rompeu com os tucanos e defende a chapa ‘Dilmélio’ (Dilma Rousseff e Hélio Costa). O PR tem sete deputados, sendo um estadual. A favor do ‘Dilmélio’ estaria o deputado federal Jaime Martins. O parlamentar não confirma nem desmente.

Após a declaração de nulidade da convenção, o clima ficou tenso na sede do PR-MG. Vasconcellos acusa Clésio de fraudar a convenção por saber que sua tese seria derrotada por 13 votos a 9.

Já no começo da convenção, houve discussão sobre a lista de presença entre Clésio e parlamentares.

Pela alegação do presidente do PR, havia apenas a proposta de apoio ao Hélio Costa, não de apoio a Anastasia, e o prazo para apresentação de propostas venceu no último dia 7, pelo regimento. Por isso, ele também considera nula a segunda votação. O presidente nacional da legenda, o ex-ministro dos Transportes do governo Lula e senador Alfredo Nascimento (AM), seria a favor do apoio ao senador peemedebista; e o secretário-geral do PR, Valdemar Costa Neto (SP), estaria apoiando o chamado ‘Dilmasia’ (voto na petista Dilma Rousseff e no tucano Anastasia).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 147 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal