Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/06/2010 - O Globo Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Conselhos para preservar sua privacidade nas redes sociais

Por: André Machado


RIO. Um episódio do seriado policial "Criminal minds" (AXN) contou, semana passada, a história fictícia de um serial killer que selecionava as vítimas através das informações que elas postavam numa rede social. Pois saiba que casos de problemas na "vida real" oriundos de excessiva exposição na "vida virtual" vêm aparecendo mais e mais. O que fazer, então, para proteger sua privacidade nesses ambientes (além do básico - um PC com programas e recursos de segurança em dia)? Perguntamos ao presidente do conselho e sócio-fundador da Future Security, no Rio, André Diamand, que conselhos seriam fundamentais. Veja o que ele respondeu:

1) Examine bem as configurações de privacidade online, especialmente em redes como Orkut e Facebook. Procure postar suas coisas só para os amigos, e não para os amigos dos amigos. Para as redes, quanto maior a promiscuidade de contatos, melhor, pois assim eles conseguem mais dados sobre os diferentes usuários. Cabe a estes se preservarem.

2) Não publique tantas informações pessoais. Telefonemas falsos dizendo que seu filho foi sequestrado ficammais sofisticados quando os bandidos têm acesso a posts pessoais dos adolescentes nas redes. Aí o bandido liga e não diz só que seu filho está com ele, mas a voz que imita o garoto diz "pai, eu fui ao cinema ver 'Homem de Ferro 2' e eles me pegaram na saída, por isso não cheguei no aniversário da mamãe". Tudo isso pode ser capturado num papo descuidado ali no Orkut.

3) Especialmente no Facebook, não entre em tudo que é tipo de aplicativo novo que aparece. Prefira usar os mais populares e consagrados, como o FarmVille e afins. Os aplicativos desconhecidos podem expor seus dados ainda mais. Isso vale para o Twitter também.

4) Use preferencialmente o PC de sua casa, atualizado, para navegar e usar as redes sociais. PCs de terceiros ou públicos você não conhece, e podem estar infectados, expondo seus dados.

5) Não caia na armadilha de querer encher seu perfil de amigos. Hoje parece haver uma carência na internet que faz as pessoas acharem que ter um milhão de amigos em sua rede é bom. Não é. Na verdade, a maioria de nós tem uns três ou quatro amigos em quem podemos confiar e um monte de colegas. Pense nisso ao convidar ou aceitar adds, para não se cercar de gente que você não conhece bem e até de inimigos ocultos. Seja rigoroso ao montar sua rede de amigos e aprenda a recusar convites de quem não lhe diz nada. Vai fazer bem à sua privacidade.

6) Nada de publicar dados como endereço, telefone, finanças, ou seja, qualquer tipo daquilo que se chama de dado sensível.

7) Não entre, nem de brincadeira, em grupos que podem prejudicá-lo aos olhos da sociedade e até das oportunidades de emprego, como "Eu já fiz xixi na piscina" ou "Eu bebo todas". Eles só depõem contra você.

8) Ao fazer comentários e posts, pense no que vai dizer antes de escrever para não se expor ainda mais.

9) Atenção às mensagens falsas, mesmo que venham como mensagens de amigos - os perfis deles podem estar com algum problema e, se você cair no conto do vigário, pode divulgar sem querer informações suas internet adentro. Desconfie.

10) Nada de encher o perfil de fotos de festas, viagens etc. Melhor usar um site de fotografia e convidar os amigos para ver seus álbuns, em vez de deixá-los abertos no Orkut ou Facebook. Procure usar uma foto neutra no seu perfil, para se preservar.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 209 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal