Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/06/2010 - O Rio Branco Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Tabelionato do Acre alerta contra ação de golpistas

Por: Raimundo Fernandes

Golpistas usam cartórios de SP para aplicar golpes cobrando falsas dividas e ameaçando protestá-las.

Dividas cobradas por cartório de protesto se tornaram o mote de um novo golpe golpes, que já faz vitimas em todo o país. No acre nas últimas semanas pelo menos três consultas foram feitas por pessoas que teriam sido vitima de possíveis chantagens. Estelionatário fazendo se passar por funcionários de cartórios em outras cidades, ligam para devedores e os ameaçam de executá-los judicialmente. Com medo muita pessoa tem depositado certa quantia e depois descobrem que foram vitima de falsários.

Ontem o tabelião Juan Pablo do 1° Tabelionato de protesto de Rio Branco, fez questão de tentar fazer com que menos pessoas venham ser vitimas deste golpe no Acre. "É preciso que todos principalmente, a imprensa alerta estas pessoas com a seguinte informação se alguém ligar alegando que você tem determinada divida sendo protestada o primeiro passo é entrar em contato com o cartões do qual esteja sendo anunciado a divida. Isso antes de qualquer tipo de negociação, sob pena de pagar algo que não terá mais como ser ressarcido", alerta Juan Pablo, tabelião do 1° Tabelionato de Protesto.

O golpe é nacional

Todas esta preocupação é porquês uma quadrilha de acordo com matérias em jornais de circulação nacional Estado de São Paulo, Correio Brasiliense e outros tem destacados que uma quadrilha de estelionatários tem usado cartórios de títulos paulistas para aplicar golpes em todo o país. Trata-se de um trote por telefone que já vitimou grande número de pessoas, empresas e até um tabelionato já caíram no golpe. Somente um dos cartórios em São Paulo o 1° de títulos recebe em média cem ligações por mês de pessoas atingidas pela quadrilha.

Como agem

O golpista se identifica com funcionário de uma assessoria de cobrança de crédito e informa, por telefone que o empresário ou pessoas será protestado por ter deixada de pagar uma divida. Ele dizem que a vitima além de entrar para a lista de devedores podem ter seus bens penhorados caso não regularize a situação.

Valores

Para ficar mais ágilizar a transição, os valores geram em torno de R$ 2.000(dois mil). Depois da devida checagem de valores e locais o elemento interessado no golpe faz a devida ligação completando a ação criminosa.

Cuidados do cartório

Os cartórios nunca fazem este tipo de ligação alerta Juan Pablo titular da 1° Tabelionato de Protesto. Para fazer a cobrança o cartório intima o devedor por meio de um mensageiro próprio e devidamente credenciado, atreves de carta registrada e,. em, caso de não ser localizado, o comunicado é feito em edital, como acontece em rio Branco, capital do Acre.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 275 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal