Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/06/2010 - Último Segundo / IG Tecnologia Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Biometria e senha dinâmica protegem usuário de ataques na internet

Por: Claudia Tozetto

Recursos garantem proteção extra aos usuários preocupados com ameaças digitais.

Os bancos e sites de comércio eletrônico investem em tecnologias para aumentar a segurança dos clientes, mas, ainda assim, ataques de phishing, em que sites falsos coletam dados de acessos dos clientes, aumentam a cada ano. Só nos primeiros três meses de 2010, o número de ataques deste tipo foi 61% superior ao mesmo período do ano passado.

No entanto, os usuários já encontram produtos no mercado de informática e de segurança que garantem proteção extra às transações online. Fabricantes de computadores e periféricos e empresas de segurança colocam produtos com recursos de segurança mais avançados a quem está disposto a pagar um pouco mais para evitar fraudes.

Uma senha diferente a cada 30 segundos

Um gerador de senhas dinâmicas (token) não é mais um dispositivo que as pessoas ganham apenas dos bancos. A Verisign, uma empresa que fornece sistemas de segurança, criou um cartão de plástico (parecido com os cartões de banco) que funciona como um token universal. O produto se chama Verisign Identity Protection (VIP).

Ao apertar um pequeno botão no VIP, o usuário gera uma senha dinâmica, que desaparece em menos de 60 segundos. Além do login e senha, o usuário pode usar essa senha dinâmica ao acessar um dos 200 sites em todo mundo que aceitam a senha do VIP. “É a mesma ideia da tecnologia usada em bancos”, diz Fernando Marques de Souza, gerente regional de segurança digital da Verisign para a América Latina.

Entre os sites que aceitam o cartão estão eBay, Paypal e T-Mobile. No Brasil, segundo a empresa 10 sites já se ajustaram ao VIP, entre eles algumas corretoras de ações. A Verisign só vende o token em cartão no Brasil por meio dos próprios sites credenciados. Fora do país, o token custa US$ 48.

Quem usa smartphone, pode baixar um aplicativo do VIP de graça. A empresa desenvolveu versões do aplicativo para iPod Touch, iPhone, Blackberry e smartphones com sistema operacional Windows Mobile e Android. A lista completa de aparelhos compatíveis está no site do fabricante. O aplicativo pode ser baixado direto de lojas virtuais de aplicativos ou por meio da versão móvel do site do fabricante.

Segurança na ponta dos dedos

A biometria, identificação por meio de impressões digitais, também é um recurso que, aos poucos, está ficando mais acessível aos usuários. Além de estar nos caixas eletrônicos de alguns bancos, vários fabricantes de informática e periféricos embarcaram essa tecnologia em seus produtos.

Os computadores que possuem este tipo de recurso, por exemplo, vêm com um aplicativo que permite ao usuário cadastrar as impressões digitais dos dedos da mão. Depois do cadastro, o usuário pode usar senha ou a impressão digital para fazer login no computador.

A grande vantagem, porém, está em usar a impressão digital cadastrada no aplicativo para acessar sites na internet, desde o e-mail até o internet banking. O aplicativo de biometria presente no computador mostra um ícone de impressão digital toda vez que o usuário acessa um site que exige login.

A quantidade de campos que o usuário pode armazenar em cada site varia. Para acessar o e-mail, o usuário só precisa cadastrar o login e a senha; em sites de internet banking, é possível cadastrar vários campos, incluindo senha, número da agência e da conta e nome completo. Desse modo, o usuário não precisa digitar nenhuma informação para acessar o site, o que o torna menos sujeito aos ataques de vírus do tipo cavalo de tróia e varreduras.

Quem já possui um computador, pode comprar um periférico que tenha leitor biométrico integrado. Em lojas especializadas, o usuário encontra teclados, mouses e mesmo leitores biométricos independentes que vêm com um aplicativo - similar ao dos computadores - para instalar no computador.

Essas opções são mais baratas que os computadores com leitor biométrico que, geralmente, agregam outros recursos de informática mais avançados (leitor de discos de Blu-ray, placas para reproduzir ou editar vídeos e games, memória superior a 3 GB) que encarecem o produto.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 279 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal