Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/06/2010 - iOnline Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Crédito. Clonagem de cartões é cada vez menos

Por: Mariana de Araújo Barbosa

Suspeito de clonagem de cartões bancários já tinha historial e foi detido preventivamente.

A Polícia Judiciária deteve ontem um homem de 26 anos suspeito de vários crimes de falsificação e clonagem de cartões bancários. O suspeito ficou em prisão preventiva, anunciou ontem a polícia em comunicado, acrescentando que a detenção surge na sequência de uma investigação de vários meses e do cumprimento de mandados de busca à residência do arguido, na qual foram encontrados cartões contrafeitos já utilizados em transacções anteriores.

"Trata-se basicamente de um equipamento que replica a faixa magnética de um cartão. Permite utilizar o cartão pelo menos numa tentativa, mas a sofisticação dos sistemas de detecção impede novas tentativas", explica ao i Paulo Raposo, director da MasterCard Portugal.

Neste caso, o arguido copiava os dados de cartões bancários de entidades financeiras e através das cópias comprava bens e serviços e fazia transacções em casinos. "É um tipo de clonagem muito básica, mas o sistema de cartões é de tal maneira sofisticado que a recorrência deste tipo de situações é muito baixa e tem diminuído, sobretudo desde a introdução dos cartões com chip", acrescenta o responsável da MasterCard. "Clonar um chip é muito complicado. Há dois anos que se faz em massa e, se a clonagem de cartões não é inexistente, é residual", esclarece.

O suspeito tem antecedentes neste tipo de crimes, tendo mesmo sido condenado e cumprido pena de prisão, ainda que a polícia não tenha avançado mais informações. Nos casos de clonagem de cartões, Paulo Raposo explica: "O banco assume normalmente a responsabilidade quando são detectadas este tipo de situações." A semana passada, uma investigação iniciada pela polícia espanhola conseguiu desmantelar uma rede de clonagem de cartões de crédito em vários países. De acordo com a polícia, a operação levada a cabo por 14 países levou à detenção de 178 pessoas: só em Espanha, foram detidas 76 pessoas. A polícia descobriu 120 mil números de cartões de crédito roubados e 5 mil cartões clonados no país, e ainda seis laboratórios com o equipamento utilizado para a clonagem dos cartões.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 292 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal