Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/06/2010 - Gazeta do Povo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Provas são fundamentais para desvendar cibercrimes

Por: Wanderson Castilho

Crimes mais comuns envolvem falsidade ideológica, furto, calúnia e difamação. Documentos comprovatórios são essenciais para a investigação.

Mais de 15 mil casos foram atendidos pelo Núcleo de Combate aos Cibercrimes do Paraná (Nuciber) desde 2006. Segundo o delegado Demétrius Gonzaga de Oliveira, mais de 70% das ocorrências são de crimes contra o patrimônio, que envolvem desvios de dinheiro de contas bancárias e estelionatos. “Depois vêm os crimes contra a honra, como a exposição de imagens ou de material que atingem a imagem da vítima”, afirma.

Nos dois casos, as provas são determinantes para encontrar o criminoso, que muitas vezes usa identidade falsa. “Se for uma transação pela internet, grave toda a negociação feita por e-mail, capture imagens das telas do site e guarde esse material em uma pasta”, alerta Oliveira. Se envolver crime contra a honra, as provas são ainda mais importantes. “É preciso ser rápido e salvar o material antes que a pessoa retire do ar. O ideal é imprimir a prova e levar até um cartório para lavrar uma ata notarial, que comprova a veracidade do documento”, acrescenta.

Mesmo com as provas, há casos em que a solução não é tão simples. Nas compras ou vendas pela internet, por exemplo, é quase impossível recuperar o dinheiro de volta. Por isso, o melhor mesmo é ser cuidadoso e desconfiar. “Antes de clicar em um link, executar um programa, comprar algo pela internet ou enviar fotos, é melhor pesquisar e pensar várias vezes”, alerta Wanderson Castilho, especialista em análise forense digital.

Denuncie!

Se você foi vítima de crime digital, registre ocorrência em uma delegacia. Em Curitiba, há uma das oito unidades especializadas do Brasil. O Nuciber fica na Rua José Loureiro, 376, 1.o andar – Centro. Contato: (41) 3883-8100. Endereços das delegacias do Paraná estão no site www.policiacivil.pr.gov.br.

Proteja-se

Confira algumas dicas para não cair em golpes digitais:

- Não clique em links recebidos por e-mail. Digite você mesmo o endereço do site.

- Passe o antivírus em pendrives antes de usá-los.

- Sites de órgãos oficiais e instituições bancárias não pedem informações de dados cadastrais pela internet. Se isso acontecer, entre em contato com a instituição.

- Desconfie de erros de português ou de configuração em sites de instituições renomadas.

- Quando fizer transações financeiras e estiver na etapa de fornecer os dados dos cartões, observe se antes do endereço do site existe a sigla “https” acompanhada de um cadeado fechado. Isso garante que o ambiente é seguro.

- Sempre opte por pagamento em cartão de crédito. Se a mercadoria não chegar no prazo, você pode cancelar o pagamento.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 200 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal