Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/06/2010 - O Dia Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Inscrição no Enem terá proteção antifraude

Por: Maria Luisa Barros

Sistema do Ministério da Educação estará integrado ao banco de dados da Receita Federal e vai rejeitar o cadastro de estudantes que não utilizarem o seu próprio número de CPF.

Rio - Este ano, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão proteção contra fraudes. O sistema utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) vai buscar na base de dados da Receita Federal o CPF informado pelo estudante durante a inscrição. Se o número do documento não for o do candidato, o cadastramento no Enem será automaticamente recusado.

Por isso, todos os vestibulandos, inclusive os menores de 18 anos, deverão providenciar o CPF nas agências dos Correios ou na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Não será possível usar o CPF do pai ou da mãe. Quem já tiver o documento, que é único para cada brasileiro, já poderá se inscrever no Enem a partir desta segunda-feira até 9 de julho, mas somente pela Internet (www.enem.inep.gov.br). As provas estão marcadas para 6 e 7 de novembro.

Por orientação da coordenação do Colégio Teresiano, na Gávea, Zona Sul do Rio, a maioria dos estudantes do Ensino Médio, como Thales Farias, Débora Cruz e Maria Lemos, já está com o CPF em mãos. É o caso do aluno do 3º ano João Vicente Tinoco, 17 anos, que pretende tentar uma vaga nos cursos de Direito na Uerj, UFRJ e PUC. “Acho importante usar o documento na inscrição porque evita que haja outro João Vicente usando o meu número”, diz ele, que retirou o documento no ano passado em uma agência da Caixa.

Como ele, a estudante Thaís Lara, 17 anos, já tem o CPF. Ela fará o Enem para tentar uma vaga de Medicina na UFRJ. “No ano passado, eu fiz o Enem para testar meus conhecimentos e na minha sala todas as candidatas se chamavam Thaís, com ‘Th’, que não é tão comum. Com o CPF, não tem como ter dois números idênticos”, tranquiliza-se.

Estarão isentos da taxa de inscrição, de R$ 35, estudantes da rede pública, os que já tiverem concluído o curso e os de escolas particulares que comprovem a impossibilidade de pagamento e assinem declaração de carência.
O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. Este ano, o candidato deverá optar na inscrição pela prova de Inglês ou Espanhol.

Universidades que utilizam o exame

A pontuação no Enem é usada por seis instituições federais e estaduais fluminenses de Ensino Superior. Desde 2009, elas podem escolher de que forma vão usar o exame. As universidades federais Rural e do Estado do Rio (UniRio) usarão o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes. Já a Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE adotarão o exame somente em fase única. Na UFF, o Enem servirá para preencher vagas remanescentes e bonificação da nota final. A UFRJ adotou, em 2009, o exame na 1ª fase. Este ano, pretende adotar como fase única.

PARA TER CPF

IDADE MÍNIMA
Não há limite de idade para a inscrição no CPF, até bebês podem retirar o documento. Mas os menores de 16 anos precisam que seus pais ou responsáveis façam o pedido.

ONDE DAR ENTRADA
O serviço não é feito pela Internet. É preciso ir pessoalmente a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. É cobrada taxa de R$ 5,50 pelo documento.

DOCUMENTOS
Estudantes devem levar documento de identificação (carteira de identidade ou certidão de nascimento); para maiores de 18 anos, é exigido título de eleitor. Os menores de 16 anos devem apresentar também o documento de identificação de um dos pais ou responsáveis. O número de inscrição do CPF será enviado para o endereço indicado em 30 dias.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 236 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal