Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/06/2010 - Económico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Santander condenado na fraude Madoff

Por: Tiago Figueiredo Silva


O banco espanhol sofreu a primeira condenação em Espanha pela fraude de Bernard Madoff.

A sentença do tribunal de Madrid é clara: o banco terá de devolver parte do investimento feito por um cliente num fundo que apostava em Madoff.

A sentença baseia-se no facto do banco não ter executado uma ordem de venda de uma carteira de fundos da Optimal, em Novembro de 2008. Apesar de não ter condenado o Santander a devolver o montante total investido pelo cliente, a magistrada do tribunal de primeira instância de Madrid, Cristina Fernández, condenou o banco a reembolsar o valor antes da fraude rebentar.

O processo corresponde a uma queixa de um investidor particular que investiu 300 mil euros em Maio de 2006 num produto estruturado sobre uma carteira de investimento composta por fundos da Optimal Multistrateg: Strategic US Equity e Arbitraje. Os produtos foram cancelados em Novembro de 2008. O Santander não depositou na conta do cliente o investimento inicial mais a rentabilidade obtida pelos fundos, justificando esta medida com a detenção de Madoff e com a suspensão dos referidos produtos.

O investidor particular deverá recorrer da sentença, uma vez que a magistrada não definiu o valor final a ser reembolsado, tal como é expectável que o Santander recorra a declarar a sua inocência.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 163 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal