Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/06/2010 - IDG Now! Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cibercriminosos enviaram 3,7 bilhões de e-mails com phishing em 2009

Por: Carrie-Ann Skinner


Pesquisa revela que houve um aumento de 132% nos casos de fraude bancária, e que 33% sabem que suas contas em redes sociais podem ser invadidas.

Cibercriminosos enviaram 3,7 bilhões de e-mails com phishing (golpes virtuais) em 2009, o que contribuiu para o aumento de 132% nos casos de fraudes bancárias na web, segundo relatório da empresa britânica CPP.

O estudo ainda revelou que 55% dos e-mails de phishing encontrados estão relacionados a dados bancários, que tentam enganar usuários da web ao fazê-los instalar vírus nos micros que roubam números de cartões de crédito e senhas.

Além disso, 46% dos internautas se preocupam com possíveis compras ilegais relacionadas a dados roubados de cartões de crédito e um em cada 10 entrevistados tem medo de que fraudadores estejam usando o Twitter para seguí-los. Cerca de 33% dos pesquisados está consciente de que suas contas em redes sociais podem ser hackeadas.

Ainda segundo a CPP, os ataques às redes sociais estão aumentando. No ano passado, quase um quinto dos britânicos recebeu mensagens de perfis falsos no Facebook, afirmando serem amigos ou familiares.

"Parece que não passa um dia sem que um novo caso de fraude on-line apareça nas manchetes, no entanto, o que é preocupante é que os consumidores ainda são vítimas", disse Nicole Sanders, especialista em fraudes de identidade da CPP.

"Os fraudadores estão se tornando cada vez mais qualificados em suas técnicas e táticas. Pode ser extremamente difícil diferenciar um e-mail legítimo de um falso, assim recomendamos cautela em todos os momentos online", disse Sanders, que completou. "Seu perfil é tão valioso para um ladrão como um cartão de crédito, por isso proteger os dados pessoais é fundamental".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 148 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal