Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/06/2010 - EPTV.com Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraude com carvão vegetal

Ibama descobre esquema no Paraná, multas passam de R$ 2 milhões.

Bastou uma análise mais criteriosa do Documento de Origem Florestal (DOF), para que o Ibama do Paraná descobrisse mais um esquema de fraudes no Estado.

Diante de análises das transações no sistema eletrônico de controle de fluxo de produtos florestais, o órgão federal achou estranha a movimentação de créditos de carvão vegetal de empresas paranaenses para outra, no Mato Grosso do Sul. Não deu outra: estava ali o fio da meada. Os créditos foram movimentados no sistema eletrônico, sem que houvesse carga de carvão transportada.

Na emissão dos DOF, os documentos que devem acompanhar as cargas de produtos florestais. E o que estava acontecendo? Placas de carros, motos e até mesmo de veículos inexistentes eram inseridos no sistema como se estes estivessem transportando grandes volumes de carvão.

As multas aplicadas até o momento às empresas envolvidas na inserção de dados falsos somam R$ 2.138.500,00. São oito ao todo, sediadas em quatro cidades diferentes (três delas no PR e uma no MS).

O esquema fraudulento movimentou 3.795 metros de carvão (mdc) em créditos virtuais no sistema DOF desde 2008. A empresa que recebia os créditos, no MS, é fornecedora de carvão para siderúrgicas. A suspeita é de que os créditos negociados serviam para esquentar carvão produzido a partir do desmatamento ilegal no MS.

“As oito empresas se associaram para o cometimento de infrações ambientais com o objetivo de fraudar o sistema DOF e com isso obter saldo virtual para acobertar o transporte de carvão sem origem comprovada”, disse o chefe substituto da fiscalização do Ibama no Paraná, Michel Kawashita. “Os responsáveis devem responder por isso não só administrativamente, mas também na esfera criminal”, concluiu.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 184 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal