Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/06/2010 - SEGS Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

CIAB 2010 - CPqD lança solução para gestão de fraudes no modelo de software como serviço

Por: Alex Nicolau

Novidade será um dos destaques do estande do Centro, que terá como foco o banco do futuro.

A oferta da solução de segurança CPqD Gestão Integrada de Fraudes e Eventos no modelo de software como serviço (SaaS, do inglês software as a service) será a principal novidade que o CPqD vai apresentar no Ciab FEBRABAN 2010, um dos maiores eventos da área financeira no país, que acontecerá entre os dias 9 e 11 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Com foco no banco do futuro, o estande do CPqD dará destaque às tecnologias e ferramentas destinadas a atender às necessidades dessas instituições. E isso inclui, além da gestão de fraudes, a segurança da informação, a oferta para acesso aos serviços bancários via múltiplos canais - entre eles, os dispositivos móveis. Além disso, o Centro apresentará a solução Google Earth Enterprise, oferecida por meio de sua parceria firmada recentemente com a Google visando a oferta de soluções geoespaciais voltadas para negócios.

Com o lançamento do CPqD Gestão Integrada de Fraudes e Eventos no modelo SaaS, a intenção é atender, principalmente, os bancos de pequeno e médio porte, as empresas processadoras de cartões de crédito e débito e as redes de varejo que trabalham com cartões private label híbridos (que levam sua própria marca e de outras bandeiras), que também precisam de proteção contra fraudes. "O modelo SaaS torna essa solução acessível a empresas de todos os portes, que dessa forma não precisam investir em licenças de software e em infraestrutura de hardware, cujos custos são compartilhados. O próprio CPqD hospeda a solução em data center e a empresa paga pelo uso, em função do volume de transações realizadas", explica Sérgio Brighenti, da Diretoria de Negócios e Soluções de Mercado do Centro.

Implantada em diversas instituições financeiras, a solução do CPqD tem o objetivo de prevenir a ocorrência de ações fraudulentas, por meio do monitoramento e análise, em tempo real e de forma pró-ativa, das transações realizadas pelos clientes a partir de diversos canais eletrônicos. Para isso, utiliza sofisticados recursos, como sistemas preditivos e neurais, e combina a tecnologia do CPqD com ferramentas da empresa americana FICO, com a qual o Centro mantém parceria para atender o mercado financeiro no Brasil, América Latina e Caribe.

Mobilidade e segurança da informação

Outro destaque do estande do CPqD no Ciab FEBRABAN será a solução Gateway de Serviços, que tem a finalidade de facilitar e dar mais flexibilidade ao desenvolvimento de novas aplicações móveis. "A vantagem é que as instituições financeiras não precisam desenvolver aplicações para cada um dos diversos sistemas operacionais utilizados pelos dispositivos móveis", afirma Brighenti. "Além disso, a mesma plataforma pode ser usada também para acesso às aplicações por meio de outros canais eletrônicos, como a TV digital e a internet", acrescenta. Em seu estande, o CPqD fará uma demonstração prática do uso do Gateway de Serviços para acessar serviços de mobile banking (consultas, pagamentos e outras transações bancárias).

Na área de segurança da informação, o Centro apresentará um amplo portfólio de serviços e soluções voltados para a indústria financeira - como auditoria e consultoria em PCI (Payment Card Industry) e SOC (Security Operations Center). A lista inclui ainda serviços de gestão de segurança da informação, avaliação de riscos e apontamentos de impactos financeiros, gestão de continuidade de negócios, proteção de infraestrutura crítica e implementação e manutenção de políticas de segurança, entre outros. Para reforçar seu portfólio de soluções nessa área, o CPqD firmou uma sólida parceria com a empresa norte-americana Symantec, uma das principais fornecedoras de produtos de segurança do mercado internacional.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 237 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal