Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/02/2006 - Jornal A Cidade Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Número de estelionatos registra queda em janeiro

Por: Jucimara de Pauda


Levantamento feito pelo Centro de Inteligência da Polícia Civil mostra que em janeiro o número de casos de estelionato em Ribeirão Preto caiu 38,86% em relação ao mesmo período do ano passado. Em janeiro de 2004, foram 211 casos e este ano 129. Até o dia oito de fevereiro 39 casos.
O delegado José Luiz Meirelles Junior, diretor do Centro de Inteligência, acredita que a queda é conseqüência da conscientização das pessoas. “A pessoa sabe que não pode se deixar levar por promessas e vantagens milagrosas. Antes de fazer um negócio ela deve procurar se orientar com a família ou a polícia porque todo negócio requer reflexão e se for feito às pressas pode trazer maus resultados”, diz.
Os golpes mais comuns são os do bilhete que acontecem na maioria das vezes na área central da cidade e nas imediações do Jardim Paulista.
No golpe do bilhete, o estelionatário finge que é uma pessoa simples e sem conhecimento. Ele se diz de outro Estado e procura informações sobre o endereço de uma casa lotérica ou banco para receber um prêmio, por ter ganhado na loteria.
Chama uma pessoa e mostra o bilhete premiado falso, junto com uma lista também falsa do banco onde consta o número do bilhete sorteado. Toda uma encenação é feita e a vítima acaba envolvida por toda a trapaça. Ela acompanha o estelionatário até a lotérica para receber o prêmio, momento em que este diz que aceita vender o bilhete por um preço menor que o do prêmio.
Iludida, a pessoa aceita e saca de sua própria conta bancária o valor combinado e entrega-o em troca do bilhete premiado. O estelionatário foge e a vítima quando vai até a loteria descobre que o bilhete é falso e que foi enganada.
Documento falso
Esta semana, a equipe do 6º Distrito Policial, sob o comando do delegado Sérgio Siqueira, descobriu um novo golpe praticado na cidade. O estudante universitário Ronaldo Fidelis usou a Internet para criar uma carteira de identidade falsa. Com o documento ele tentou comprar veículos financiados.
Através da rede de computadores ele localizou o número do CIC e do RG de um rapaz que trabalha como açougueiro em um grande supermercado de Sertãozinho.
Ele então fabricou um RG falso com a foto dele e com o nome e os números dos documentos do rapaz de Sertãozinho.
O documento possuía falhas, mas poderia passar como verdadeiro.
Fidelis também encontrou o endereço da vítima e descobriu onde ela trabalhava.
Com todos os dados nas mãos falsificou também um holerite e tentou aplicar golpes na cidade.
Em janeiro, tentou comprar um carro, mas o dono da revendedora desconfiou do rapaz e não efetuou o negócio.
Esta semana ele tentou comprar uma moto na rua Guatapará através de um financiamento.
Para o vendedor da moto ele passou todos os dados da vítima, inclusive o número do telefone, em Sertãozinho.
O vendedor ao ligar para a vítima pensando que esta era Fidelis descobriu que ela não estava fazendo financiamento nenhum.
A Polícia Civil foi chamada e prendeu Fidelis em flagrante por uso de documento falso. Ele não foi enquadrado em estelionato porque não chegou a praticar o crime.

Golpe na capital paulista
Em São Paulo, dois homens foram presos em Santo André após utilizarem documentos falsificados graças à Internet. Eles usavam programas de computador para preencher cédulas de identidade e CPFs com dados de outras pessoas e usavam os documentos para financiar veículos, fazer saques em contas bancárias e compras em lojas. Entre as vítimas está um morador de Campinas que teve um carro financiado no nome dele e outro de Santo André que perdeu R$ 40 mil da conta bancária. Os criminosos foram autuados em flagrante por estelionato, formação de quadrilha, falsificação de documento, uso de documento falso, supressão de documento e receptação qualificada.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 1074 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal