Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/06/2010 - Monitor Mercantil Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraude nas empresas: o cuidado com o inimigo interno

Por: Walter Capanema


Se os progressos da tecnologia trazem benefícios para todos, é certo, que a sua utilização pode, também, ser desvirtuada para práticas malignas, especialmente os crimes.

No caso específico das empresas, verifica-se que o computador se tornou uma ferramenta indispensável, independentemente do ramo de atividade, permitindo a criação, armazenamento e compartilhamento de informações estratégicas e sensíveis, especialmente ligadas ao seu know-how.

Se essas informações estão disponibilizadas nos computadores da empresa, mesmo que exista todo um cuidado com segurança, como a criação de sistemas de autenticação de computadores, restrições de acesso e firewalls, a empresa poderá sofrer ataques, justamente de onde menos se espera: o inimigo interno.

Esse indivíduo, geralmente um empregado descontente ou ex-empregado vingativo, que conhece os procedimentos de segurança e a localização dos dados, poderá aproveitar para sabotar os computadores, instalar programas de espionagem, desviar quantias pecuniárias, surrupiar informações para posterior revenda aos concorrentes, inserir registros falsos e tudo mais o que a imaginação criminosa possa planejar.

Para combater a figura do inimigo interno, a empresa precisa atuar por meio de dois procedimentos: ao contratar um empregado, não verificar apenas o seu currículo, mas o seu histórico e o seu comportamento na Internet. E, ao rescindir o contrato de trabalho, modificar senhas dos computadores e impedir o posterior acesso do ex-empregado no estabelecimento da empresa.

Não bastam medidas tecnológicas. A proteção do conhecimento da empresa precisa ser efetivada através da coordenação de simples, mas eficientes técnicas de gestão de recursos humanos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 510 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal