Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

05/05/2007 - Correio da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falsificador legaliza imigrantes

Por: Francisco Pedro Leiria


O estrangeiro tinha em casa um autêntico arsenal de documentos falsos, passaportes e cópias de carimbos de empresas e instituições públicas, que utilizaria para ludibriar as autoridades portuguesas, em particular o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

O esquema não é novo e carece de muita perícia e paciência. Na posse dos passaportes de cidadãos estrangeiros, sobretudo de países como o Brasil, Egipto, Marrocos, Nepal, Paquistão ou Senegal, o suspeito começava por solicitar um número de contribuinte junto das Finanças.

Posteriormente, forjava contratos de trabalho e fazia chegar ao SEF os processos de pedido de prorrogação de permanência em Portugal. Os imigrantes podiam até nem estar no nosso país, mas através deste expediente, terá sido regularizada a situação de muitos estrangeiros em território nacional, dando-lhes legalidade para circular livremente na União Europeia.

A fraude foi interrompida anteontem, na sequência de uma investigação desencadeada pelo SEF, em Tomar e Lisboa.

Pela movimentação de dinheiros e correspondência apreendida, as autoridades admitem estar perante uma rede de dimensões internacionais. As investigações prosseguem e não está excluída a possibilidade de haver mais detenções.

Na acção agora concluída, os inspectores do SEF andaram quase três meses a recolher informações e elementos de prova, a partir de uma suspeita levantada na Lousã.

Na quinta-feira efectuaram sete buscas domiciliárias, seis em Lisboa e uma em Tomar, que resultaram na detenção do suspeito e na apreensão de grande quantidade de documentos.

O detido, que aparenta ter perto de 40 anos, foi ouvido em primeiro interrogatório no Tribunal da Lousã e aguardava ontem a aplicação das medidas de coacção no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra.

CRIME COM RAMIFICAÇÕES

O indivíduo detido em Tomar pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tinha perfeito conhecimento da forma como funcionam as instituições em Portugal. Este conhecimento dos procedimentos e o grau de sofisticação empregues nos processos de regularização dos imigrantes levam as autoridades a presumir que o suspeito faça parte de uma rede internacional muito bem organizada. “Era difícil ser ele a fazer todo o trabalho sozinho”, revelou fonte do SEF.

CONFISCADOS

CARIMBOS

As autoridades apreenderam duas dezenas de cópias de carimbos, na sequência das buscas domiciliárias. As chancelas respeitavam empresas, instituições públicas e embaixadas de países estrangeiros em Portugal.

PASSAPORTES

No lote de material apreendido constam cerca de 50 passaportes estrangeiros, dezenas de cópias de passaportes de imigrantes registados de forma fraudulenta na Segurança Social e Finanças, contratos de trabalho falsos, cartões de contribuinte, autorização de residência falsa e equipamento informático.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 382 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal