Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/05/2007 - Bom Dia Rio Preto Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

INSS combate tentativa de fraude em perícia médica

Por: Mona Husseini


O INSS enfrenta problemas constantes com pessoas que tentam forjar invalidez e receber benefícios. Em Rio Preto, dos atendimentos realizados para perícia médica, 20% são indeferidos.

Segundo a gerente-executiva do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Dulcina Golgato Aguiar, a maioria desses trabalhadores tentam confirmar problemas ortopédicos ou psiquiátricos. “Quando realmente existe incapacidade temporária de trabalhar, o médico defere o pedido e determina a volta ao serviço.”

Ela afirma que muitas vezes as pessoas conseguem levar isso até três anos e continuam recebendo benefício sem ter necessidade. Trabalhadores que têm de ser afastados por qualquer problema clínico e tiverem tempo determinado de volta ao trabalho, mas ainda estiverem incapacitado, devem requerer prorrogação do prazo antes de ele ser encerrado.

Dulcina diz que, se passar do prazo determinado, a pessoa deve pedir reconsideração do instituto e agendar nova perícia médica.

“Estamos sujeitos a erros também. Mas só assim podemos aprender.”

Ela afirma que alguns se acomodam a receber o benefício temporário do INSS e depois não sabem o que fazer quando o perdem.

“Sabemos também que está difícil conseguir emprego e muitas dessas pessoas precisam do dinheiro, mas nosso atendimento não tem caráter social.”

O benefício oferecido a aposentados, segurados ou mesmo para pessoas afastadas temporariamente do emprego são calculados conforme a contribuição de cada um desde julho de 1994.

Aposentados dizem que são injustiçados e tratados como desocupados por culpa de pessoas que fingem doenças e cirurgias.

“Entendo o INSS, mas eles não podem generalizar e prejudicar inocentes”, diz um aposentado que pediu para não ser identificado.


Serviços prestados

* Dos atendimentos
Dos atendimentos realizados e serviços prestados pelo INSS, 65% são benefícios por incapacidade

* Rio Preto
Em Rio Preto, são realizados cerca de 2,5 mil protocolos para benefícios

* Região
No mês de abril foram feitos cerca de 8,4 mil protocolos para benefícios

* Benefícios oferecidos
A Previdência Social oferece dez modalidades de benefícios além da aposentadoria. Eles são
os de aposentadoria por invalidez, por tempo de contribuição, a especial , o auxílio-doença, auxilio-doença para empresa conveniente, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, pensão por morte, salário-maternidade e, por fim, salário-família

Fonte: INSS

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 413 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal