Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/05/2010 - Jornal Pequeno / Folha Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Bradesco e HSBC são usados como isca por cibercriminosos

Por: Alexandre Orrico


O Bradesco é uma das dez iscas mais usadas no mundo em e-mails para fisgar incautos e roubar dados pessoais, como senha de banco ou número do cartão de crédito.

No ranking, elaborado pela Kaspersky Lab Research, empresa especializada em segurança de dados, também aparece o HSBC. Mas a isca predileta dos cibercriminosos é o PayPal, sistema de pagamentos on-line. Em seguida vem o eBay, site de leilões norte-americano.

Você provavelmente já recebeu algumas dessas mensagens: bancos solicitando recadastramento, lojas divulgando promoções irresistíveis ou até mesmo e-mails de pessoas que dizem que o internauta é o herdeiro de uma fortuna de um parente desconhecido.

"Normalmente esses espertalhões se aproveitam da inocência ou tentam iludir [o internauta] com um golpe de sorte, oferecendo prêmios, por exemplo" diz Wilson Pinheiro, especialista em propriedade intelectual do escritório Salusse Marangoni Advogados, que atende o Bradesco.

Aart Moderkolk, superintendente-executivo de segurança e fraude do HSBC, diz que não é prática do banco enviar e-mails solicitando qualquer tipo de dados. "Para isso dispomos de outros canais, como o Internet Banking ou o contato por telefone", afirma.

O ranking indica que 85,2% do total de e-mails que circularam no primeiro trimestre deste ano são de publicidade indesejada, e 0,57% continham links para sites infectados.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 317 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal