Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/05/2010 - O Diário de Mogi Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Novo golpe em caixa eletrônico

Por: Frederico Kataoka


Bandidos fizeram mais uma vítima em Mogi das Cruzes dos golpes aplicados em caixas eletrônicos. Desta vez, o cliente foi o advogado João Anatalino Rodrigues, ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia do Município. Ele prestou queixa no 1º Distrito Policial, no Parque Monte Líbano, na última segunda-feira, porque teria ficado com o cartão do Banco do Brasil preso no terminal da agência onde possui conta, no último sábado pela manhã. Em função disso, utilizou o telefone que se encontrava próximo aos equipamentos para reclamar. Uma atendente teria se passado por funcionária da instituição financeira e falou que ele não precisava se preocupar, pois um novo cartão seria emitido e o que ficou retido teria seu cancelamento imediato.

Isso não aconteceu e movimentações, durante o final de semana, chamaram a atenção de um gerente do Banco do Brasil, que ligou para o advogado para perguntar se ele tinha conhecimento das transações. O caso está sendo investigado e Rodrigues foi reembolsado pelo banco. Ele, no entanto, não é o único que já enfrentou problema em caixas eletrônicos da Cidade. Somente no sábado, cinco correntistas da Caixa Econômica Federal (CEF) e um do Bradesco registram Boletins de Ocorrência (B.Os.) na mesma delegacia. Bandidos adulteram os equipamentos e chegam a instalar câmeras perto das máquinas para filmar as senhas. Há também aqueles que montam esquemas menos sofisticados, mas não menos engenhosos, a exemplo de chapas com fios dentais armadas artesanalmente no local onde se coloca envelopes de depósito.

"A gente se sente invadido, com a privacidade violada. Acho que os bancos deveriam manter uma pessoa na região onde ficam os caixas eletrônicos - na parte interna das agências - para conversar com os clientes aos finais de semana. Pena que não há outro jeito de fazermos movimentações, como saques. Temos que nos submeter a continuar usando um sistema vulnerável. O que nos resta é fazer campanhas para que os bancos ofereçam maior segurança à população", desabafa Rodrigues.

O capitão Elton Luiz Ribeiro, Relações Públicas do 17º Batalhão da Polícia Militar de Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis, alerta os correntistas para o fato de nunca estarem 100% seguros no quer diz respeito às transações bancárias, sejam realizadas pessoalmente nos terminais seja pela Internet. Ele informa que, no caso dos caixas, a PM tem procurado agir com rigor quando descobre as fraudes e com inteligência para buscar informações. "Todos os policiais são orientados quanto ao modo de agir dos meliantes na abordagem das vítimas e da parafernália tecnológica que copia, armazena e transmite dados bancários e senhas dos clientes", ressalta o oficial.

Ele ainda chama atenção das pessoas para o fato de os bandidos também procurarem agir diretamente contra os usuários, em assaltos diretamente na hora do saque ou sequestros relâmpagos. Até o encerramento desta edição, o Banco do Brasil não havia se pronunciado sobre a situação do ex-provedor da Santa Casa.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 492 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal