Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/05/2010 - Central de Notícias RO Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia faz alerta sobre Golpe do Cartão e orienta cidadãos


O Centro Integrado de Operações (CIOP) e a Secretaria de Segurança Pública Defesa, e Cidadania de Rondônia (SESDEC/RO), fazem alerta aos usuários de cartões eletrônicos a respeito de um novo golpe que vem sendo aplicado na cidade.

“Não se sabe se é verdade, por não termos vítimas identificadas, mas quando alguém nos remete a mensagem com grau de preocupação, se faz necessário que fiquem atentos, pois o uso do cartão é uma prática usual em todas as classes sociais”, afirma o diretor adjunto do CIOP, Maj PM Severo.

Comumente a pessoa recebe uma chamada, onde a pessoa do outro lado da linha se identifica como sendo do Departamento de Segurança da VISA, diz seu nome e da até um número de identificação pessoal, para que a possível vítima fique confiante e em seguida pergunta: o Sr ou Sra. comprou “tal coisa” (qualquer coisa bem estranha como um dispositivo Anti-Telemarketing) no valor de R$ 497,99 reais de uma empresa em Porto Alegre? A pessoa responde não. A partir desse momento o suposto funcionário diz que o cartão foi clonado que estão ligando justamente para verificar. Dizendo ainda que se for confirmada a clonagem, a empresa estará emitindo um crédito em favor da vítima. Ocorre que antes de processar o crédito, é solicitado que o proprietário do cartão confirme alguns dados como, o endereço.

Confirmado esse item, o golpista continua orientando a vítima que ligue para o 0800 que se encontra no cartão para falar com o Departamento de segurança e pede que a pessoa anote um numero de protocolo que contem seis dígitos e em seguida pede que a pessoa confirme os números.

É a partir desse ponto que vem a parte mai importante da fraude. O suposto funcionário diz a vitima, “desculpe, mas temos que nos certificar eu você está de posse de seu cartão. Por favor, peque o cartão e leia par Amim o seu número”. Feito isto ele solicita ainda que sejam passados a ele os três ou quatro números existentes nas costas do cartão.

Estes sãos justamente os seus Números de Segurança (Pin Number), que é utilizado para fazer compras via internet e provar que está de posse do cartão no momento da compra.

Informados os números, o golpista diz “correto, entenda que era necessário verificar que o seu não estava perdido nem tinha sido roubado, que você estava com ele em seu poder. Isso confirma que o seu cartão foi mesmo clonado, infelizmente”.

O golpista pergunta ainda se a vítima tem alguma pergunta a fazer e a desliga.

Provavelmente, em menos de 10 minutos, uma compra via internet será lançada no cartão da vítima, e muitas outras, que a pessoa só terá conhecimento da fraude após recebimento da fatura.

A Polícia orienta como se proteger da ação criminosa:

1. Tomem cuidados, redobre as cautelas, A informação é nossa proteção.

2. Procure informações junto à empresa prestadora e seu cartão.

3. Evite fornecer informações sobre seus dados pessoais e ou de familiares, se não for extremamente necessárias, por telefone.

4. Em caso de ter sido vítima dirija-se a delegacia mais próxima e registre ocorrência.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 302 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal