Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/05/2010 - Económico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Bancos denunciam subida das operações de lavagem de dinheiro

Por: Sandra Almeida Simões


O Ministério Público recebeu mil denúncias de branqueamento de capitais no ano passado.

As transacções bancárias suspeitas de estarem relacionadas com o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo estão a aumentar em Portugal. Prova disso é o crescimento de número de participações efectuadas pela banca às autoridades, sobre as operações realizadas e/ou a realizar que, pela natureza, montante ou características, indiciam a movimentação de valores provenientes de actividades ilícitas.

Em 2009, as instituições financeiras efectuaram 970 comunicações às autoridades judiciais - Unidade de Informação Financeira da Polícia Judiciária e Ministério Público - de acordo com os dados fornecidos pelo DCIAP ao Diário Económico. Este aumento de 7% face às 906 transacções denunciadas em 2008 representa uma inversão da tendência de queda registada desde 2006.

Se, por um lado, os números poderão reflectir o agravamento da conjuntura de crise económica, com o aumento do desemprego e da criminalidade, por outro demonstram o esforço continuado da banca em ampliar a capacidade de escrutínio de transacções suspeitas, ao munir-se de mecanismos de controlo interno de investigação e reporte, tal como assumem as grandes instituições nos relatórios e contas de 2009.

Das 970 participações realizadas em 2009, 51 resultaram já em inquéritos crime. Por sua vez, "feitas as diligências necessárias para confirmar ou infirmar a origem das operações", o DCIAP revela que arquivou 129 denúncias e "congelou" operações no montante total superior a 12,6 milhões de euros. Porém, o DCIAP alerta que estes não são os números finais, já que os mesmos sofrem uma evolução diária.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 171 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal