Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

14/05/2010 - Agora SP Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Motociclista usa álcool para fraudar a inspeção

Por: Giovanna Balogh e William Cardoso


Motociclistas têm adicionado álcool à gasolina na tentativa de mascarar o resultado da inspeção veicular obrigatória. Donos de motos admitem a prática e dizem que a mistura certa pode garantir a aprovação, mesmo com o veículo desregulado.

Segundo a empresa responsável pelo teste, a Controlar, a fraude leva à reprovação. Especialistas dizem que a fraude é possível, mas condenam o método, por provocar diversos danos às peças e ao motor.

A fraude é difundida em fóruns na internet e, principalmente, entre motoboys. O fato de o álcool emitir menos dióxido de carbono do que a gasolina é o argumento.

Os padrões de emissão de poluentes são estabelecidos de acordo com o tipo de combustível do veículo. Moto movida a gasolina pode, segundo os parâmetros, emitir mais dióxido de carbono do que se fosse a álcool.

"Mistura não funciona"

A Controlar, responsável pela inspeção, diz que não adianta misturar o álcool à gasolina na moto que o veículo será reprovado. Segundo a empresa, as motocicletas aprovadas estão aptas a circular pela cidade porque apresentaram índices de CO2 (dióxido de carbono) e HC (hidrocarboneto) dentro dos padrões.

Sobre a inversão ou mistura de combustível, a empresa informa que não é recomendada, pois pode vir a diminuir a quantidade de emissão de CO2, porém, eleva a quantidade de HC.

O método também interfere na marcha lenta do motor. O índice de HC elevado e o funcionamento irregular do motor são itens de reprovação, o que inviabiliza a aprovação.

A Controlar afirma que o adequado é, antes de passar pela inspeção, fazer uma revisão e verificar os itens recomendados para passar no teste.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 2258 vezes




Comentários


Autor e data do comentário: luis. - 27/03/2011 22:53

Funciona sim! Podem fazer... só não pode exagerar para não estourar o HC!
Muita moto queimando óleo passou, só mesmo esses idiotas da Controlar para afirmar que a mistura não funciona. Eu passei com a minha e vou continuar passando assim. Danem-se seus ladrões.



O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal