Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

13/05/2010 - O Globo Online / BBC Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Quadrilhas fazem Grã-Bretanha suspender notas de 500 euros


Autoridades da Grã-Bretanha suspenderam o uso de notas de 500 euros (cerca de R$ 1,12 mil) por elas serem consideradas as preferidas de quadrilhas de lavagem de dinheiro na Europa.

A Agência britânica de Crimes Organizados Graves afirma que 90% das notas trocadas na Grã-Bretanha caem nas mãos de quadrilhas.

O vice-diretor da agência, Ian Cruxton, afirmou que a nota de 500 euros se tornou a predileta de gangues que querem esconder lucros escusos.

A medida significa que não é possível, desde 20 de abril, comprar as notas na Grã-Bretanha, mas turistas no país ainda podem as que tiverem sido trazidas do exterior.

A preocupação sobre a nota de 500 euros também está crescendo internacionalmente, por causa de seu uso por criminosos.

Em uma análise da movimentação dessas notas durante oito meses, a agência britânica descobriu que ela era praticamente usada apenas por criminosos.

'Sem uso legítimo'

Calcula-se que o mercado das notas mais altas do euro movimente cerca de 500 milhões de euros, mas menos de 10% delas seriam compradas por turistas legítimos e visitantes em negócios.

Investigadores de crimes financeiros concluíram que praticamente não há uso legítimo da nota na Grã-Bretanha.

As autoridades dizem que as notas são usadas por laranjas, principalmente do tráfico de drogas, em casas de câmbio.

"Quando criminosos querem movimentar uma grande quantidade de dinheiro dentro da Grã-Bretanha e, ainda mais para fora do país, uma das melhores formas de reduzir muito o volume tanto fisicamente quanto em termos do risco que eles representam para um flagrante", disse Cruxton.

Agora, é impossível comprar notas de 500 euros de casas de câmbio. As autoridades esperam que isso force os criminosos a buscar outras formas de lavar dinheiro.

O Banco central Europeu criou as notas de 500 euros na época em que a moeda única foi adotada, já que em alguns países da Zona do Euro existiam notas de valor alto que eram muito usadas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 203 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal