Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/05/2010 - Sobre Isso Blogue Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

China pode estar cometendo fraude no segmento de calçados

Por: Luiz Felipe T. Erdei


A China, talvez o país em melhor situação financeira entre todos os demais, tem contribuído, segundo inúmeros especialistas, para a ascensão obtida pela América Latina em relação à sua economia, embora, em alguns casos, a alta competitividade dos asiáticos prejudique o Brasil no âmbito comercial.

Curiosamente, neste ano as exportações de calçados chineses para os solos tupiniquins apresentaram queda de 60% se comparadas a 2009. Outra curiosidade é que a Malásia, por exemplo, não encaminhou ao Brasil um único e mísero par no ano passado, mas no primeiro trimestre de 2010 já vendeu aproximadamente 1,5 milhão de pares.

Para empresários e atacadistas consultados pela Folha, essa proeminência pode indicar que a China cometeu fraudes ao destinar ao Brasil produtos como se fossem confeccionados em outro país. O portal dinheiro do UOL assinala que tal técnica é conhecida sob o nome de elisão.

A medida cometida pelos chineses, ainda não comprovada, deve-se em razão de uma sobretaxa ao produto chinês, vigente dentro da próxima meia década. Caso seja atestado tal fato, como o comércio entre ambos os países reagirá?

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 177 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal