Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

05/05/2010 - Bom Dia Sorocaba Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia desmonta quadrilha que movimentou R$ 1 mi em fraudes

Por: Mayco Geretti

10 pessoas foram presas nesta quarta-feira em Sorocaba.

Clonagem de cartões de crédito, empréstimos consignados em nome de pessoas já mortas, venda de veículos por menos de um quarto do preço de tabela. A quadrilha apresentada nesta quarta-feira pelo GAS (Grupo Antissequestro de Sorocaba) operava como uma empresa, sempre aberta a encontrar novas formas de aplicar golpes.

Ao todo, 10 pessoas – todos homens – foram presos entre a noite de segunda-feira e a manhã desta quarta, a maioria em bairros da zona norte de Sorocaba. Um outro envolvido já havia sido preso pelo GAS na semana passada.

A especialidade do bando era a obtenção de créditos consignados com o uso de documentos falsos (RG, CPF, comprovantes de endereço e até holerites). Os empréstimos jamais seriam pagos aos bancos de Sorocaba e região.

O delegado Rodrigo Ayres explica que, além de nomes inventados, que tinham todos os documentos desenvolvidos para a prática da fraude, os golpistas utilizavam dados verdadeiros de pessoas que sequer sabiam que estavam tendo seu nome utilizado nos crimes. “Algumas pessoas tinham os nomes negativados e descobriam que havia empréstimos em seus nomes. Eram dívidas que haviam sido feitas pela quadrilha”, fala o delegado.

Rodrigo Ayres conta que uma senhora recebeu a ligação de um banco que afirmava que seu filho, morto há anos, precisava entrar em contato com a agência para acertar detalhes sobre um empréstimo. O delegado explica que nos seis meses em que foi monitorada, a quadrilha teria movimentado cerca de R$ 1 milhão em fraudes.

Um nome para cada dia da semana

Para conseguir os empréstimos, era necessário que alguns integrantes da quadrilha fossem até os bancos para se passar pelos personagens criados com os documentos falsos. Algumas pessoas não estavam diretamente ligadas à coordenação do esquema, mas se passavam por outras pessoas para ganhar um dinheiro fácil. Na quadrilha, eram tratados como “pregos”. “Eles recebiam e sabiam que faziam algo criminoso”, explica o delegado.

Entre os documentos apreendidos, alguns “pregos” aparecem nas fotos de cinco RGs diferentes, cada um com um nome e uma assinatura distinta.

Além de créditos consignados, com os documentos falsos a quadrilha criava cartões de crédito clonados que jamais tinham as faturas pagas.

Outro braço de atuação envolvia os chamados veículos “finan”. Com o golpe, veículos eram financiados e só tinham a primeira parcela paga.

O carro era vendido por preço muito abaixo do mercado e só era apreendido pela polícia caso fosse parado em uma operação e constasse com busca e apreensão expedida pela Justiça.

Quem comprava o carro sabendo da fraude, raramente tinha problemas com a polícia. Com o grupo foram apreendidos três carros e uma moto nessa situação.

Entre os homens presos está Claudeci Domingos Simões, 40, apontado como o líder do grupo. Os acusados serão indiciados por estelionato, formação de quadrilha, uso de documento falso e crime organizado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 289 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal