Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/05/2010 - Diário Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Mentores de esquema facturas falsas apanham 8 anos de prisão


O Tribunal de Gondomar condenou hoje a oito anos de prisão os três mentores de um esquema de faturas falsas envolvidos num megaprocesso de sucatas e acusados de lesar o Estado em mais de 105 milhões de euros.
O tribunal considerou que estes três arguidos “dominavam o esquema de faturas falsas”, sendo agora condenados pelos crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Além destes, 16 arguidos foram condenados em penas suspensas (entre três anos e quatro anos e oito meses), estando alguns obrigados ao pagamento de quantias tributadas devidas ao Estado, referendes a IVA, num total que ultrapassa os 20 milhões de euros.

O processo, com 79 volumes, envolvia gerentes de sociedades de relevo nos sectores comercial e industrial da sucata.

O esquema era simples: os proprietários de sucatas passavam faturas a empresas por quantidades superiores às que eram entregues, ou emitiam faturas que não correspondiam a qualquer carregamento.

As autoridades apreenderam ao grupo várias obras de arte e um fundo imobiliário de 7,5 milhões de euros, designado "Valor Alcântara" e destinado a dissimular a origem do dinheiro ganho com a alegada actividade ilícita.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 172 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal