Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/04/2007 - Revista Fator Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

IBC promove encontro para discutir papel da auditoria interna em empresas estatais


Auditoria interna em empresas estatais é o tema da conferência que a IBC realizará nos dias 22 e 23 de maio, em Brasília. O evento reunirá executivos da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), Controladoria Geral da União (CGU), Caixa Econômica Federal, Petrobras, BNDES e Sabesp, entre outros, para apresentar experiências e discutir assuntos como repostas aos órgãos reguladores e processos de gestão de riscos e controles internos. Dois workshops sobre matriz de riscos e plano anual de auditoria encerrarão os trabalhos.

''Com as privatizações, os grandes oligopólios estatais deixaram de existir e deram lugar a um mercado muito mais competitivo para as estatais brasileiras'', afirma o gerente de projetos da IBC e responsável pelo encontro, Paulo Serra. ''Cada vez mais um ambiente de controle fortalecido e uma gestão eficaz dos riscos influenciam no sucesso da organização. Por isso o auditor interno é um elemento essencial'', diz o gerente.

A palestra de abertura da conferência será ministrada pelo auditor interno do BNDES, Sandro Cavalcante dos Santos, e terá como tema a atuação do auditor interno nas empresas estatais. Logo em seguida, o auditor sênior da Caixa Econômica Federal, Marcio Oliveira Marques, mostrará como a instituição se adaptou às mudanças normativas promovidas pela CGU, considerando fatores como demanda de trabalho, regras e custos envolvidos.

O destaque do evento fica por conta do painel de debates que abordará o desafio de atender as demandas dos órgãos e comissões regulatórias. Participarão da discussão executivos da CGU, Petrobras, CVM e ANP. Entre os temas que serão discutidos estão os instrumentos de controle previstos pela CGU, o planejamento de auditoria para responder ao Tribunal de Contas da União (TCU), e as vantagens e desvantagens de responder a diversos órgãos de controle.

Já o último dia da conferência trará a experiência da Sabesp em alinhar os seus controles às diretrizes propostas pelo COSO. O evento analisará ainda meios para minimização de fraudes e inconformidades por meio da identificação e monitoramento do risco, estratégias para medir o desempenho da área de auditoria interna, e vantagens obtidas pela aplicação das diretrizes da Lei Sarbanes-Oxley e dos princípios de governança corporativa nas empresas estatais.

Os trabalhos serão encerrados com dois workshops. O primeiro mostrará como estruturar uma matriz de riscos alinhada aos processos de controle da empresa e será liderado por especialistas da KPMG. Já o segundo apresentará estratégias para elaborar e implementar um plano anual de auditoria que visa atender aos órgãos reguladores. O instrutor será o professor e consultor da Umesp, Joshua Onome Imoniana.

Conferência sobre Auditoria Interna em Empresas Estatais, dias 22 e 23 de maio de 2007, das 8h às 17h30, no Hotel Mercure Apt Líder – SHN Quadra 5 Bloco I Asa Norte – Brasília – DF. Inscrições: a partir de R$ 2.795,00 (investimento + impostos).Informações pelo telefone (11) 3017-6808 ou ibc@ibcbrasil.com.br | www.ibcbrasil.com.br/auditoria.


A IBC – International Business Communications – é parte do Informa group, www.informa.com (INF:FTSE250), líder mundial em informação especializada para as comunidades acadêmica e científica, profissional e empresarial de todo o mundo, por meio de publicações e organização de eventos. Desde 1996, a IBC opera no Brasil, www.ibcbrasil.com.br, promovendo mais de 180 conferências por ano em toda a América Latina e Caribe

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 426 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal