Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/05/2010 - TEK Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Anúncios de emprego escondem tentativas de fraude


A Polícia Judiciária tem detectado um aumento significativo das tentativas de roubo de dados usando anúncios de emprego publicados online. Em termos globais, a incidência de casos de phishing no país terá aumentado 293 por cento num ano, para 210 mil no ano passado, cita o Diário de Notícias que avança a informação. Dentro deste universo é expressivo o peso das situações em que a tentativa de acesso a dados pessoais de terceiros é feita usando anúncios de emprego.

Segundo o diário, a tentativa de fraude a este nível processa-se de várias formas, com destaque para duas. Anúncios de emprego falsos em sites legítimos que na resposta recolhem dados da vítima, ou através do envio de emails directamente aos candidatos a emprego com currículos online, na sequência da análise desta informação. Estas propostas também são falsas e servem para capturar dados, seja para perceber se o endereço de email é válido, ou para levar a cabo esquemas fraudulentos.

Outra técnica que também tem vindo a ser crescentemente usada - e que indirectamente também está relacionada com o phishing - é o recrutamento de pessoas dispostas a receber dinheiro nas contas e a transferi-lo para outras contas. No processo, quem aceita a proposta recebe uma comissão.

Ao DN Rui Lopes, director técnico da Panda Security Portugal, explica que o esquema é uma burla e o dinheiro que passa pela conta que quem aceita este tipo de solicitação vem de contas acedidas com dados roubados.

As contas de onde saem os valores para transferir pertencem a vítimas de phishing que acreditaram em mensagens recebidas imitando comunicações de entidades com as quais se relacionam, pedido dados de acesso às suas contas e os forneceram. Estes emails fraudulentos fazem-se passar por mensagens enviadas por bancos, pela própria PJ ou outras entidades credíveis.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 193 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal